Teorias contemporâneas da educação: O paradigma industrial tecnológico
CONTEMPORARY EDUCATION THEORIES: THE TECHNOLOGICAL INDUSTRIAL PARADIGM
Susy Adelina Mateus 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
A educação ao longo do tempo passou por muitas mudanças, mudando seu foco, seus objetivos e interesses, dando origem a diferentes paradigmas, estes que se baseiam nos diferentes espaços, realidades e cobranças sociais. Diante de tal questão, atualmente um dos paradigmas colocados em prática nas instituições de ensino, tem sido o industrial/tecnológico, este que possui objetivos diferenciados, mas que são criticados por vários autores, pois dariam origem a uma educação preocupada mais com os aspectos utilitaristas e não com os fins sociais da educação. Assim, propõe-se como objetivo para a pesquisa compreender o que é esse paradigma e como ele tem influenciado as ações e o cotidiano da educação na atualidade. Para alcançar tal objetivo propõe-se uma revisão bibliográfica com base em autores como Godinho (2003), Georgen (2010), Libâneo (2018), dentre outros autores que discutem o tema da pesquisa. Como resultados, pode-se citar que o paradigma industrial/tecnológico tem dominado a sociedade, condicionando seus valores e a forma como as pessoas pensam, tornando-as mais individualistas, objetivas e pouco preocupadas com as questões sociais.
Palavras-chave
Abstract
Education over time has undergone many changes, changing its focus, objectives and interests, giving rise to different paradigms, which are based on different spaces, realities and social demands. Faced with this issue, currently one of the paradigms put into practice in educational institutions has been the industrial/technological one, which has different objectives, but which are criticized by several authors, as they would give rise to an education concerned more with utilitarian aspects. and not with the social purposes of education. Therefore, the research objective is to understand what this paradigm is and how it has influenced the actions and daily life of education today. To achieve this objective, a bibliographic review is proposed based on authors such as Godinho (2003), Georgen (2010), Libâneo (2018), among other authors who discuss the research topic. As a result, it can be mentioned that the industrial/technological paradigm has dominated society, conditioning its values and the way people think, making them more individualistic, objective and little concerned with social issues.
Keywords
Referências
BERTRAND, Yves e VALOIS, Paul. Paradigmas Educacionais: Escola e Sociedade. Tradução Elisabete Pinheiro. Horizontes Pedagógicos. Edições Instituto Piaget, 1994. P. 85 - 92.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998. (caps 1, 2, 3,4). p. 17-46.
DWYER, Tom; JACQUES, Wainer; DUTRA, Rodrigo Silveira; COVIC, André; MA-GALHÃES, Valdo de Barros; FERREIRA, Luiz Renato Ribeiro; PIMENTA, Valdiney Alves; CLAUDIO, Kleucio. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1303-1328, 2007.
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista, Curitiba, v. 61, p. 205-222, 2016.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GOERGEN, Pedro. Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educar, Curitiba, n. 37, p. 59-76, maio/ago. 2010. Editora UFPR.
KING, Elizabeth (Org.). Aprendizagem para todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a educação do Grupo Banco Mundial - Resumo Executivo. Washington, DC: Banco Mundial, 2011.Disponível em: <http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/ESSU/463292-1306181142935/Portguese_Exec_Summary_ESS2020_FI-NAL.pdf>. Acesso em 06 de nov. 2023.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, nº 107, julho/1999.
LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007.
PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 39-54, 2008.
PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Educativa, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 507-526, set./dez. 2017.
TIBALI, Elianda Figueiredo arantes. Crise da sociedade, crise da educação: Desafios políticos e perspectivas pedagógicas para a educação escolar. educativa, Goiânia, v.23, p.1-14, 2020.
UNESCO. Padrões de competências em TIC para professores: marco político. 2009. Disponível em <http://unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf>. Acesso em 04 de nov. 2023.
ZEICHNER, K. (1983). Alternative Paradigms of Teacher Education. In Journal of Teacher Education 34; 3-9.
Submetido em:
13/09/2023
Aceito em:
09/12/2023