Instruções e Políticas
Submissão
A submissão de trabalhos é gratuita e deve ser feita somente via e-mail revista.dialogos.plurais@gmail.com, acessível por meio do endereço da A Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais. Todos os autores devem cadastrar-se no sistema e manifestar, por meio de documento assinado, escaneado e inserido no sistema, a sua anuência acerca da submissão e do conhecimento da política editorial e diretrizes para publicação neste periódico. O Conselho editorial Cientifico deste periódico acata a submissão de artigos com, no máximo, 5 (cinco) autores, número superior a este requer uma descrição detalhada da colaboração de cada autor que deverá ser anexada como documento suplementar.
Diretrizes para Autores
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a observar os pré-requisitos para submissão, considerando os itens listados a seguir:
- Durante a submissão on-line, o autor responsável deve atestar, mediante a carta de submissão, contendo a assinatura de todos os autores, a veracidade das informações, a sua não submissão a outro periódico, a conformidade com as características de formatação requeridas para os arquivos de dados, bem como a concordância com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho.
- Se o trabalho envolveu diretamente animais ou seres humanos como sujeitos da pesquisa, deve-se comprovar a sua aprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa.
- Submeter os trabalhos escritos em Português ou Inglês, e atender as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
- Assumir a responsabilidade quanto a sua participação, de forma significativa na construção e formação do artigo e que, enquanto autor, tem responsabilidade pública pelo conteúdo veiculado.
- Não publicação ou submissão do manuscrito à apreciação de outro periódico.
- Assumir a ciência de que não será remunerada a publicação de seu trabalho e que abre mão dos seus direitos autorais em favor deste periódico. Contudo, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original deste periódico.
- Formatar o manuscrito conforme as normas e diretrizes especificadas no manual para autores deste periódico.
- Assumir a ciência de que os manuscritos que não atenderem as normas do periódico não serão publicados.
Declaração de Direito Autoral
Os autores não serão remunerados pela publicação de seus manuscritos, pois é condição para publicação a cessão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos veiculados, no entanto, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. Ainda cabe aos editores o direito de proceder a adaptações textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a socializar seus manuscritos nos repositórios da instituição na qual está afiliado, desde que citada a fonte da publicação original que é este periódico.
Política de Privacidade
Os dados como nomes, números de documentos e endereços informados neste periódico serão utilizados, apenas, para os serviços editorial para fins de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Avaliadores/ pareceristas
Os avaliadores/ pareceristas da Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais poderão ser constituído por pesquisadores com reconhecimento na comunidade acadêmica nacional e/ou internacional. A estruturação deste Conselho Editorial contempla pesquisadores das seguintes áreas: Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Nas áreas de interfaces, contempla: Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agrárias;; Engenharias e/ou áreas correlatas.
E incluem, no mínimo, dois pesquisadores das seguintes subáreas: Administração; Agronomia; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Engenharia; Medicina; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Sistemas de Informação e Teologia. Os membros deste Conselho Editorial Científico dentro das suas áreas de especialidades, no processo de avaliação cega por pares, têm a função de avaliar os trabalhos submetidos a este periódico, mediante a emissão de pareceres pontuando as contribuições, a qualidade e relevância dos mesmos.
Entre a sua responsabilidade principal está a análise dos artigos, considerando os seguintes elementos: interesse para o periódico; relevância/contribuição para comunidade científica e a sociedade no geral; atualidades dos aspectos teóricos e metodológicos; clareza, coesão e concisão do texto; adequação do artigo as normas deste periódico.
Os avaliadores em seu parecer devem:
(i) Recomendar a aceitação do manuscrito para publicação no periódico, pontuando seus aspectos relevantes, ou.
(ii) Recomendar a aceitação dos manuscritos para publicação no periódico, condicionada as revisões indicadas/pontuadas, ou.
(iii) Rejeitar os artigos, pontuando as fragilidades dos mesmos.
São colaboradores deste periódico na condição de Pareceristas/Avaliadores Associados deste período os seguintes pesquisadores: