Teorias contemporâneas da educação: O paradigma industrial tecnológico
CONTEMPORARY EDUCATION THEORIES: THE TECHNOLOGICAL INDUSTRIAL PARADIGM
Susy Adelina Mateus 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
A educação ao longo do tempo passou por muitas mudanças, mudando seu foco, seus objetivos e interesses, dando origem a diferentes paradigmas, estes que se baseiam nos diferentes espaços, realidades e cobranças sociais. Diante de tal questão, atualmente um dos paradigmas colocados em prática nas instituições de ensino, tem sido o industrial/tecnológico, este que possui objetivos diferenciados, mas que são criticados por vários autores, pois dariam origem a uma educação preocupada mais com os aspectos utilitaristas e não com os fins sociais da educação. Assim, propõe-se como objetivo para a pesquisa compreender o que é esse paradigma e como ele tem influenciado as ações e o cotidiano da educação na atualidade. Para alcançar tal objetivo propõe-se uma revisão bibliográfica com base em autores como Godinho (2003), Georgen (2010), Libâneo (2018), dentre outros autores que discutem o tema da pesquisa. Como resultados, pode-se citar que o paradigma industrial/tecnológico tem dominado a sociedade, condicionando seus valores e a forma como as pessoas pensam, tornando-as mais individualistas, objetivas e pouco preocupadas com as questões sociais.
Palavras-chave
Abstract
Education over time has undergone many changes, changing its focus, objectives and interests, giving rise to different paradigms, which are based on different spaces, realities and social demands. Faced with this issue, currently one of the paradigms put into practice in educational institutions has been the industrial/technological one, which has different objectives, but which are criticized by several authors, as they would give rise to an education concerned more with utilitarian aspects. and not with the social purposes of education. Therefore, the research objective is to understand what this paradigm is and how it has influenced the actions and daily life of education today. To achieve this objective, a bibliographic review is proposed based on authors such as Godinho (2003), Georgen (2010), Libâneo (2018), among other authors who discuss the research topic. As a result, it can be mentioned that the industrial/technological paradigm has dominated society, conditioning its values and the way people think, making them more individualistic, objective and little concerned with social issues.
Keywords
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Submitted date:
13/09/2023
Accepted date:
09/12/2023