O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Elaine Cristina Barbosa dos Anjos 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
Em cinco séculos de história, a experiência de africanos e seus descendentes vêm sendo consolidada através de luta e resistência. Entretanto, essa capacidade de resistir não viabilizou aos afrodescendentes a devida inclusão. Ou seja, apesar da cultura brasileira ser imensamente negra, o mesmo não se pode dizer da cidadania. O preconceito racial, a intolerância à diferença, e até mesmo, a recusa de aceitar as origens étnicas do Brasil são obstáculos para que os professores possam desenvolver um trabalho eficaz para o combate ao racismo. No entanto, a questão fundamental está na formação de educadores que garanta condições técnicas para que o debate sobre a diversidade étnico-racial seja fomentado no ambiente escolar. Espera-se, por meio deste artigo, oferecer condições de se apropriar de informações relevantes e significativas, a partir de estudos de especialistas no assunto e de leis que tratam das práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico- raciais na escola, contribuindo para a construção de uma educação que seja geradora de cidadania; que atenda e respeite as diversidades e peculiaridades da população brasileira.
Palavras-chave
References
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Submitted date:
10/05/2020
Accepted date:
11/17/2020