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Artigo de Revisão

O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Elaine Cristina Barbosa dos Anjos 1, Marcelo Máximo Purificação 2

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Resumo

Em cinco séculos de história, a experiência de africanos e seus descendentes vêm sendo consolidada através de luta e resistência.   Entretanto, essa capacidade de resistir não viabilizou aos afrodescendentes a devida inclusão. Ou seja, apesar da cultura brasileira ser imensamente negra, o mesmo não se pode dizer da cidadania. O preconceito racial, a intolerância à diferença, e até mesmo, a recusa de aceitar as origens étnicas do Brasil são obstáculos para que os professores possam desenvolver um trabalho eficaz para o combate ao racismo. No entanto, a questão fundamental está na formação de educadores que garanta condições técnicas para que o debate sobre a diversidade étnico-racial seja fomentado no ambiente escolar.  Espera-se, por meio deste artigo, oferecer condições de se apropriar de informações relevantes e significativas, a partir de estudos de especialistas no assunto e de leis que tratam das práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico- raciais na escola, contribuindo para a construção de uma educação que seja geradora de cidadania; que atenda e respeite as diversidades e peculiaridades da população brasileira.

Palavras-chave

Étnico-racial. Currículo. Formação. Desafios

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Submetido em:
05/10/2020

Aceito em:
17/11/2020

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