Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/603c31ffa953952515077383
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

OS DESAFIOS DO FORMADOR DE PROFESSOR FRENTE AOS CRITÉRIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS REFERENCIAIS CURRICULARES ALIADOS A BNCC

Janaína Rodrigues Reis Nascimento 1, Marcelo Máximo Purificação 2

Downloads: 0
Views: 694

Resumo

Este trabalho de revisão de literatura trata dos desafios enfrentados pelo formador de professor no cotidiano do espaço escolar baseado no documento Critérios da formação continuada para os referenciais curriculares aliados a BNCC (MPB, 2019), ao desenvolver a formação continuada em serviço. Assim, os objetivos deste estudo estão voltados em traçar o caminho do percurso formativo a ser desenvolvido pelo formador de professor, levando em consideração os critérios voltados para ao que a Base Nacional Curricular propõe, identificando os desafios que poderão ser encontrados e como superá-los. A metodologia foi essencial para compor o trabalho através de leitura sobre o tema em questão. A partir deste estudo conclui-se o formador de professor precisa partir de um bom diagnóstico para elaborar o projeto de formação do docente e desenvolver um percurso formativo sem perder o foco, levando o professor a refletir sobre sua prática, melhorando-a.

Palavras-chave

Formação continuada. Formador de professor. Reflexão.

Referências

FLÓRIDE,   Márcia   Augusta;   STEINLE,   Marlizete   Cristina   Bonafini.   Formação continuada   em   serviço:   uma   ação   necessária   ao   professor   contemporâneo. Disponível    em:    <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2429-6.pdf6.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2020.

FUJIKAWA, Mônica. O coordenador pedagógico e a questão do registro. In: ALMEIDA, Laurinda; et al (Orgs). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 5. Ed. São Paulo, Loyola, 2011.

Movimentos pela Base Nacional Comum. Critérios da Formação Continuada para os referenciais curriculares aliados à BNCC. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2019/01/PDFCrit%C3%A9rios-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-v6-final.pdf. Acessado em 24/02/2020.

OLIVEIRA, Hosana Larissa Guimarães. LEIRO, Augusto César Rios. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170086.pdf. Acessado em 18/06/2020

ROSARIO, Natiele Rios; AMORIM, Ivonete Barreto de; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. Desenvolvimento Profissional e implicações na atuação Docente: Retratos de egressas do Curso de Pedagogia PARFOR - Serrinha/BA. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 114-126. ISSN: 1981-1179.

SOUZA, Vera; PLACCO, Vera. Um, nenhum e cem mil. In: PLACCO,  Vera;   et   al   (Orgs).   O   coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2010.

 

 

 

 

 

 


Submetido em:
20/10/2020

Aceito em:
28/11/2020

603c31ffa953952515077383 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections