OS DESAFIOS DO FORMADOR DE PROFESSOR FRENTE AOS CRITÉRIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS REFERENCIAIS CURRICULARES ALIADOS A BNCC
Janaína Rodrigues Reis Nascimento 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
Este trabalho de revisão de literatura trata dos desafios enfrentados pelo formador de professor no cotidiano do espaço escolar baseado no documento Critérios da formação continuada para os referenciais curriculares aliados a BNCC (MPB, 2019), ao desenvolver a formação continuada em serviço. Assim, os objetivos deste estudo estão voltados em traçar o caminho do percurso formativo a ser desenvolvido pelo formador de professor, levando em consideração os critérios voltados para ao que a Base Nacional Curricular propõe, identificando os desafios que poderão ser encontrados e como superá-los. A metodologia foi essencial para compor o trabalho através de leitura sobre o tema em questão. A partir deste estudo conclui-se o formador de professor precisa partir de um bom diagnóstico para elaborar o projeto de formação do docente e desenvolver um percurso formativo sem perder o foco, levando o professor a refletir sobre sua prática, melhorando-a.
Palavras-chave
References
FLÓRIDE, Márcia Augusta; STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. Formação continuada em serviço: uma ação necessária ao professor contemporâneo. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2429-6.pdf6.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2020.
FUJIKAWA, Mônica. O coordenador pedagógico e a questão do registro. In: ALMEIDA, Laurinda; et al (Orgs). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. 5. Ed. São Paulo, Loyola, 2011.
Movimentos pela Base Nacional Comum. Critérios da Formação Continuada para os referenciais curriculares aliados à BNCC. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2019/01/PDFCrit%C3%A9rios-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-v6-final.pdf. Acessado em 24/02/2020.
OLIVEIRA, Hosana Larissa Guimarães. LEIRO, Augusto César Rios. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170086.pdf. Acessado em 18/06/2020
ROSARIO, Natiele Rios; AMORIM, Ivonete Barreto de; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. Desenvolvimento Profissional e implicações na atuação Docente: Retratos de egressas do Curso de Pedagogia PARFOR - Serrinha/BA. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 114-126. ISSN: 1981-1179.
SOUZA, Vera; PLACCO, Vera. Um, nenhum e cem mil. In: PLACCO, Vera; et al (Orgs). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. 13. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
Submitted date:
10/20/2020
Accepted date:
11/28/2020