PRÁTICAS LÚDICAS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PLAY PRACTICES AS LEARNING TOOLS IN EARLY EARLY EDUCATION
Nadiele Dos Santos Guimarães 1; Luciana Rios da Silva 2.
Resumo
A Educação Infantil é a primeira etapa do processo de Ensino e Aprendizagem das crianças, momento em que se constroem os primeiros passos para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Diante da relevância da ludicidade como recurso que favorece o processo de ensino aprendizagem da criança, este artigo apresenta a seguinte questão norteadora: de que maneira as atividades lúdicas na Educação Infantil, previstas no planejamento pedagógico docente, podem implicar no desenvolvimento do processo de Ensino e Aprendizagem das crianças? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e utiliza referências como: Almeida (2008), Base Nacional Comum Curricular (2018), Ferreira (2008), contribuições de Kishimoto (2008), Laban (1990), Vigotsky (1998), Piaget (1978). Conclui-se que práticas pedagógicas que envolvem a ludicidade, colaboram de forma significativa no desenvolvimento do contexto escolar das crianças, respeitando suas particularidade e diversidade, torna-se ferramenta ímpar para o desenvolvimento infantil.
Palavras-chave
Abstract
Early Childhood Education is the first stage of the children's Teaching-Learning process, it’s when the first steps towards motor, cognitive and affective development are taken. Given the relevance of playfulness as a resource that favors the child's teaching-learning process, this article presents the following guiding question: How can playful activities in Early Childhood Education, foreseen in teaching pedagogical planning, imply in the development of children's Teaching and Learning process? This is a bibliographical research with a qualitative approach and uses references such as: Almeida (2008), Base Nacional Comum Curricular (2018), Ferreira (2008), contributions from Kishimoto (2008), Laban (1990), Vigotsky (1998), Piaget (1978). It is concluded that pedagogical practices that involve playfulness contribute significantly to the development of children's school context, respecting their particularity and diversity, becoming a unique tool for child development.
Keywords
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Submetido em:
03/06/2024
Aceito em:
15/07/2024