Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66cbbbe8a95395610b519083
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

PRÁTICAS LÚDICAS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PLAY PRACTICES AS LEARNING TOOLS IN EARLY EARLY EDUCATION

Nadiele Dos Santos Guimarães 1; Luciana Rios da Silva 2.

Downloads: 0
Views: 118

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa do processo de Ensino e Aprendizagem das crianças, momento em que se constroem os primeiros passos para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Diante da relevância da ludicidade como recurso que  favorece o processo de ensino aprendizagem da criança, este artigo apresenta a seguinte questão norteadora: de que maneira as atividades lúdicas na Educação Infantil, previstas no planejamento pedagógico docente, podem implicar no desenvolvimento do processo de Ensino e Aprendizagem das crianças? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e utiliza referências como: Almeida (2008), Base Nacional Comum Curricular (2018), Ferreira (2008), contribuições de Kishimoto (2008), Laban (1990), Vigotsky (1998),  Piaget (1978). Conclui-se que práticas pedagógicas que envolvem a ludicidade, colaboram de forma significativa no desenvolvimento do contexto escolar das crianças, respeitando suas particularidade e diversidade, torna-se ferramenta ímpar para o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave

Ludicidade; prática docente; educação infantil

Abstract

Early Childhood Education is the first stage of the children's Teaching-Learning process, it’s when the first steps towards motor, cognitive and affective development are taken. Given the relevance of playfulness as a resource that favors the child's teaching-learning process, this article presents the following guiding question: How can playful activities in Early Childhood Education, foreseen in teaching pedagogical planning, imply in the development of children's Teaching and Learning process? This is a bibliographical research with a qualitative approach and uses references such as: Almeida (2008), Base Nacional Comum Curricular (2018), Ferreira (2008), contributions from Kishimoto (2008), Laban (1990), Vigotsky (1998), Piaget (1978). It is concluded that pedagogical practices that involve playfulness contribute significantly to the development of children's school context, respecting their particularity and diversity, becoming a unique tool for child development.

Keywords

Playfulness; teaching practice; child education.  

References

ALMEIDA, P. N. de.  Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. Loyola, 2008.

 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível  em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BACELAR, Verá Lúcia Da Encarnação. Ludicidade Educação Infantil. Salvador, EDUFBA, 2009. 146 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23789/1/LudicidadeEduca%C3%A7%C3%A3oInfantil_VeraL%C3%BAciaDaEncarna%C3%A7%C3%A3oBacelar_EDUFBA.pdf. Acesso em: 04 de out de 2023.

FERREIRA, J.D.F; SILVA, J.A.D ; RESCHKE, M.J.D; A importante do Lúdico no processo de aprendizagem. ULBRA/ Gravataí. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/92532988/a-importancia-do-ludico-no-processo. Acesso em: 10 de out. de 2023.

  GOMES, C. L. (org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo, Moderna, 2006.

KISHIMOTO, Tizuco M. O brincar e suas teorias. São Paulo, editora Cengage leaming. 2008.

KISHIMOTO, Tizuco M. O jogo e a Educação Infantil: jogo, brinquedo, brincadeira e a   educação. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro, editora Zahar, 1978.

VYGOTSKY, L. S. A. Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos Processos psicológicos superiores. Trad . Jose Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Aleche. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998

 


Submitted date:
06/03/2024

Accepted date:
07/15/2024

66cbbbe8a95395610b519083 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections