ABORDAGENS CURRICULARES SOBRE CULTURAS CIGANAS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BIRITINGA/BA - BREVES APONTAMENTOS.
CURRICULAR APPROACHES TO GYPSY CULTURES IN SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF BIRITINGA/BA – BRIEF NOTES
Thaíse Pereira Xavier 1; Isabelle Sanches Pereira 2.
Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa de conclusão de Curso de Pedagogia, voltada para reflexões sobre as (im)possibilidades da presença, participação da cultura cigana nos currículos escolares. Buscou-se conhecer de que maneira professoras/es e gestoras/es de duas escolas do município de Biritinga-Bahia[1] trabalham com a cultura dos povos ciganos, os desafios em sala de aula e, também, como essa cultura aparece no Projeto Político-Pedagógico. Foi realizada pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada e análise de documentos. Fundamentaram os estudos de Lopes (2019); Teixeira (2008); Bauman (2012); Freitas (2011); Silva (2018), dentre outros. O estudo aponta que as culturas ciganas estão no currículo através dos/as estudantes, apesar da invisibilidade institucional, despreparo das/os professoras/es, alertando para a necessidade de formações continuadas de professoras/es, pautadas nas diferenças culturais [1] Biritinga é uma cidade do Território do Sisal, com cerca de 14.627 habitantes, divididos entre a população urbana e rural.
Palavras-chave
Abstract
This article presents the Pedagogy Course conclusion research, focused on reflections on the (im)possibilities of the presence and participation of gypsy culture in school curricula. We sought to understand how teachers and managers from two schools in the municipality of Biritinga-Bahia work with the culture of gypsy people, the challenges in the classroom and, also, how this culture appears in the Political-Pedagogical Project . Field research was carried out, with a qualitative approach, through semi-structured interviews and document analysis. They supported the studies by Lopes (2019); Teixeira (2008); Bauman (2012); Freitas (2011); Silva (2018), among others. The study points out that gypsy cultures are in the curriculum through students, despite institutional invisibility and unpreparedness of teachers, alerting to the need for continued training of teachers, based on cultural differences
Keywords
Referências
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Submetido em:
18/06/2024
Aceito em:
24/07/2024