ABORDAGENS CURRICULARES SOBRE CULTURAS CIGANAS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BIRITINGA/BA - BREVES APONTAMENTOS.
CURRICULAR APPROACHES TO GYPSY CULTURES IN SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF BIRITINGA/BA – BRIEF NOTES
Thaíse Pereira Xavier 1; Isabelle Sanches Pereira 2.
Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa de conclusão de Curso de Pedagogia, voltada para reflexões sobre as (im)possibilidades da presença, participação da cultura cigana nos currículos escolares. Buscou-se conhecer de que maneira professoras/es e gestoras/es de duas escolas do município de Biritinga-Bahia[1] trabalham com a cultura dos povos ciganos, os desafios em sala de aula e, também, como essa cultura aparece no Projeto Político-Pedagógico. Foi realizada pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada e análise de documentos. Fundamentaram os estudos de Lopes (2019); Teixeira (2008); Bauman (2012); Freitas (2011); Silva (2018), dentre outros. O estudo aponta que as culturas ciganas estão no currículo através dos/as estudantes, apesar da invisibilidade institucional, despreparo das/os professoras/es, alertando para a necessidade de formações continuadas de professoras/es, pautadas nas diferenças culturais [1] Biritinga é uma cidade do Território do Sisal, com cerca de 14.627 habitantes, divididos entre a população urbana e rural.
Palavras-chave
Abstract
This article presents the Pedagogy Course conclusion research, focused on reflections on the (im)possibilities of the presence and participation of gypsy culture in school curricula. We sought to understand how teachers and managers from two schools in the municipality of Biritinga-Bahia work with the culture of gypsy people, the challenges in the classroom and, also, how this culture appears in the Political-Pedagogical Project . Field research was carried out, with a qualitative approach, through semi-structured interviews and document analysis. They supported the studies by Lopes (2019); Teixeira (2008); Bauman (2012); Freitas (2011); Silva (2018), among others. The study points out that gypsy cultures are in the curriculum through students, despite institutional invisibility and unpreparedness of teachers, alerting to the need for continued training of teachers, based on cultural differences
Keywords
References
BATISTA, Joaci Conceição. A (in)visibilidade dos povos ciganos na mídia impressa brasileira. Disponível em:https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30067/1/A-INVISIBILIDADE-DOS-POVOS-CIGANOS-NA-M%C3%8DDIA-IMPRESSA-BRASILEIRA.pdf. Acesso em: 20/10/ 2023.
BAUMAN, Zigmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
FREITAS, Fátima Silva de. A diversidade cultural como prática na educação. Curitiba: Ibpex, 2011.
HOLANDA, Rose Anne, et al. O acesso à educação formal pelas crianças ciganas: A contribuição da psicologia. Revista Latino-americana de estudos científicos. 2022.
LOPES, Camila Gonçalves de Jesus. "Cultura cigana: a (in)visibilidade dos Calon nas práticas pedagógicas de uma escola municipal em Camaçari-Bahia." (2019).
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 32 maio/ago. 2006a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200007. Acessado em: 23 de Out. de 2023.
MACEDO, Daniely Rodovalho, et al. MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS: PERSPECTIVAS DOS MÉTODOS SOBRE ANÁLISE. Métodos de pesquisa: bases gerais para compreensão de sua produção científica: volume 2 [E-book]. / Organizadores, André Vasconcelos da Silva, Geraldo Sadoyama Leal, Vagner Rosalem. Goiânia: Cegraf UFG, 2022.
MARQUES, Iranildo da Silva. Povos Ciganos, povo silenciado: desafios e possibilidades do serviço social. Vitória - Espírito Santo: UFES, 2018.
MOONEN, Frans. Anticiganismo: os ciganos na Europa e no Brasil. 3ª edição digital revista e atualizada. Recife, 2011.
MOTA, M. L. R. (Re)conhecer a cultura cigana: uma proposta de inclusão ao currículo escolar em Trindade-GO.148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
ROTHENBURG, Walter Claudius; STROPPA, Tatiana. Estatuto dos povos ciganos no Projeto de Lei do Senado N° 248, de 2015. Coletânea de artigos: povos ciganos: direitos e instrumentos para sua defesa / 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais. – Brasília: MPF, 2020.
SANTOMÉ, J.T. Globalização e interdisciplinaridade. Porto Alegre, RS: A. Médicas, 1998.
SILVA, Maria Marlene Rodrigues da. Sociolinguística: contribuições para a criação de um currículo para povos itinerantes. 2018. 229 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In.: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019.
SOUZA, Mirian Alves de. Construções indenitárias ciganas e codificações políticas na esfera pública. 2012. Disponível em: https://iiiseminarioppgsufscar.files.wordpress.com/2012/04/souza_miriam-alves.pdf. Acesso em: 17 nov. 2023.
TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa. História dos ciganos no Brasil. Recife: Núcleo de Estudos Ciganos, 2008.
Submitted date:
06/18/2024
Accepted date:
07/24/2024