Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66cba651a9539559f73ec832
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ALFABELETRAR A CRIANÇA AUTISTAS?  

LITERACY AND LITERACY SKILLS: HOW TO TEACH LITERACY TO AUTISTIC CHILDREN?

Viviane Silva Oliveira 1; Elisângela Maura Catarino 2.

Downloads: 0
Views: 176

Resumo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e se define por níveis; dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é compreender o processo de alfabetização e letramento de alunos dentro Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), apresentando métodos e estratégias de alfabetização para o ensino regular dos alunos com TEA. Justifica-se o estudo desse projeto ao número de diagnósticos de crianças com TEA que vem crescendo gradativamente dentro das escolas, e faz se de suma importância ser estudado e analisado mais a fundo. Para desenvolver esse projeto de pesquisa, foi necessária uma busca em sites, como Google Acadêmico, Scielo, revisões bibliográficas entre outros de textos e revistas. Fez-se necessário incluir autores como Soares (2003, 2010), Freire (1983), Gadia (2006), DSM (2022), LDB (1996), dentre outros. Espera-se que este trabalho contribua significativamente para o processo de alfabetização e de letramento de crianças com TEA. As estratégias e os métodos apresentados buscam servir como guias no contexto do ensino, visando a uma abordagem mais inclusiva e eficaz para alunos com autismo.

Palavras-chave

Autismo, Alfabetização, Letramento, Métodos.

Abstract

Autism is a disorder of cognitive development, and is defined by levels of support, so the general aim of this work is to understand the literacy process of students with autism spectrum disorder (ASD), presenting methods and literacy strategies for the regular education of students with ASD. The study of this project is justified because the number of diagnoses of children with ASD has been growing gradually within schools, and it is of the utmost importance to be studied and analyzed in greater depth. In order to develop this research project, it was necessary to search for texts and journals on sites such as Google Scholar, Scielo and others. It was necessary to bring in authors such as Soares (2003,2010), Freire (1983), Gadia (2006), DSM (2022), LDB (1996) and others. It is hoped that this work will make a significant contribution to the literacy process of children with ASD. The strategies and methods presented seek to serve as guides in the teaching context, aiming for a more inclusive and effective approach for students with autism.

Keywords

Autism, Literacy, Literacy, Methods.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 - RT. Porto Alegre: Artmed, 2022.

BECHOT, Patrícia Barthel; WEISS, Silvio Luiz Indrusiak. A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho. Monografia apresentada ao curso (especialização em psicopedagogia) do Instituto Catarinense de Pós Graduação. 2005.

BOSA, Cleonice Alves; SEMENSATO, Márcia Rejane. A família de crianças com autismo: contribuições clínicas e empíricas. In: SCHMIDT; Carlo (org). Autismo, educação e transdisciplinaridade. 2. ed. Campinas: Papirus, p. 2-50, 2013.

BRITES, Clay. Quais são os transtornos que podem acompanhar o TEA?. Neuro Saber, 2019. Disponível em: https://neurosaber.com.br/quais-sao-os-transtornos-que-podem-acompanhar-o-tea/.  Acesso em:  20 out. 2023.

CACCIARI, Fernanda Rodrigues, LIMA, Flávia Teresa de; BERNARD, Marli da Rocha (2005). Ressignificando a prática: um caminho para a inclusão. Construção Psicopedagógica, v. 13, n.10, p. 13-28, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542005000100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2023.

CAMARGO, Síglia Pimentel Hoher; RISPOLI, Mandy. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, n. 26, v. 47, 639-650. Disponível em: https://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 28 out. 2023.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

FERREIRO, Emília. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRA, Joana Cristina Paulino. Estudo exploratório da qualidade de vida de cuidadores de pessoas com perturbação do espectro do autismo. Porto, 2014. Dissertação (Monografia em Educação Física); Faculdade de Desporto; Universidade do Porto, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1983.

GADIA, Carlos. Aprendizagem e autismo: transtornos da aprendizagem: abordagem neuropsicológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LAZZAROTTO, Elaine Fátima Serena. Alfabetização e Letramento. Trabalho e Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul, 2010.

MELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de. PNAIC: uma análise crítica das concepções de alfabetização presentes nos cadernos de formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.

MELO, Eliane. MARQUES, Silvio. História da alfabetização no Brasil: novos termos e velhas práticas, Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.L.], v.11, n. 20, p. 324-343, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/5137. Acesso em: 24 out. 2023.

MENEZES, Gabriela Bassotto; MACHADO, Louise da Silveira Pedrotti; SMEHA, Luciane Najar. A atuação psicopedagógica diante do processo de aprendizagem de crianças com autismo. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 16, n. 1, p. 1-11, 2015.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo 1876/1994. São Paulo: Editora UNESP, 2000, 372p.

MORAIS, M. A. C. de; SILVA, F. de L. A leitura e a escrita no Rio Grande do Norte: primeiras décadas do século XX. In: MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: uma História de sua História. Marília: editora UNESP, 2012. p. 265-281. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ZXvN7WV9d6fdDfFdtb4KZsz/. Acesso em 24 out. 2023.

NEUROSABER. DSM-5 E TEA: o diagnóstico do autismo. 2022. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/dsm-5-e-tea-o-diagnostico-do-autismo/. Acesso em: 29 out. 2023.

RIBEIRO, Sabrina. ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo. Revista Autismo. São Paulo, v. 0, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822020000100007 Acesso em 24 out. 2023.

ROGERS, S. J.; DAWSON, G. Intervenção precoce em crianças com autismo: modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Ltda, 2014.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In: VIVARTA, Veet (coord.). Mídia e deficiência. Brasília: Andi/Fundação Banco do Brasil, 2003, p. 160-165.

SILVA, Francinaide de Lima; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. A leitura e a escrita no Rio Grande do Norte: primeiras décadas do século xx. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história, [S.L.], p. 265-282, 2011. Faculdade de Filosofia e Ciências. http://dx.doi.org/10.36311/2011.978-85-7983-178-2. p.265-282.

SILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 79-86, 2006.

SOARES, Magda Becker. Letrando. 3 ed. Belo Horizonte: Autentica, 1998.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 de set. 2023.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4.ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010. 123 p.

SOUZA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

VIEIRA, Soraia.  Sistema por figuras é boa ferramenta de comunicação para autistas. PECS.  Revista Autismo.  2019.  Disponível em: https://www.canalautismo.com.br/numero/004/pecs/. Acesso em: 25 out. 2023.

ZACCUR, Edwiges. Alfabetização: práticas emancipatórias em vez de velhos métodos com novos discursos. In: ZACCUR, E. Alfabetização e Letramento: o que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Editora Rovelle, 2011.

 


Submetido em:
31/07/2024

Aceito em:
06/08/2024

66cba651a9539559f73ec832 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections