Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66cb9c56a95395565c1a06b3
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Distorções como consequências de implantações de políticas educacionais inclusivas

Distortions as a consequence of inclusive educational policy implementations

Marcos Guimarães dos Santos

Downloads: 0
Views: 133

Resumo

A vida em sociedade não é fixa, imutável, passando por mudanças condicionadas por vários fatores como o conhecimento, a tecnologia, a cultura, enfim, por elementos que suscitam uma nova forma de ver, fazer e estar no mundo. No campo da educação temos um processo similar, que enseja mudanças no ver e no fazer educacional, sendo mudanças cujo corolário é o de estarem democratizando o acesso, a permanência e o sucesso no ensino formal. No entanto, é o mote desse artigo, nem toda mudança implica em construção de uma realidade educacional democratizante, muitas delas são “ciladas”, carregadas de discursos ideológicos corretos, mas, que na prática implicam numa perda de qualidade ao que é uma das bússolas da educação formal:  apropriação do conhecimento culturalmente validado pela sociedade, do saber científico elaborado no decorrer da jornada humana, que moldou e molda a vida em sociedade, logo, elemento indiscutível como ferramenta de cidadania. É o expor dessas ciladas, das distorções geradas por movimentos ditos inclusivos, que esse artigo tem seu mérito.

Palavras-chave

inclusão, ciladas, educação justa, diversidade.

Abstract

Life in society is not fixed, immutable, undergoing changes conditioned by various factors such as knowledge, technology, culture, in short, by elements that give rise to a new way of seeing, doing and being in the world. In the field of education we have a similar process, which leads to changes in how we see and do education, with changes whose corollary is that they are democratizing access, permanence and success in formal education. However, this is the motto of this article, not all changes imply the construction of a democratizing educational reality, many of them are “traps”, loaded with correct ideological discourses, but which in practice imply a loss of quality to what is one of the compasses of formal education: appropriation of knowledge culturally validated by society, of scientific knowledge elaborated during the human journey, which shaped and still shapes life in society, therefore, an indisputable element as a citizenship tool. It is by exposing these pitfalls, the distortions generated by so-called inclusive movements, that this article has its merit.

Keywords

inclusion, pitfalls, fair education, diversity.  

Referencias

DIAS DA SILVA, Maria Helena G. Frem. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 381-406, jul./dez. 2005, disponível em:

 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

LASCH, Cristopher. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de desesperança e declínio. Rio de Janeiro, Imago, 1983.

LIBÂNEO, José Carlos; Silva, Eliane.  Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13783,2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Cadernos de Pesquisa, v.46, n159, p.28 -62, jan/março 2016. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar.

OLIVEIRA, Raimundo Nonato; MORAES, Georgyanna Andrea Silva; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Qualidade da formação de professores na relação com os discursos da “Qualidade de ensino”: Eficiência, produtividade e inclusão escolar. Publicado por: Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p.217-231 jan/dez 2020. DOI: 10.5747/ch.2020.v17.h479

 

 

 


Submitted date:
05/08/2024

Accepted date:
20/08/2024

66cb9c56a95395565c1a06b3 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections