Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

Distorções como consequências de implantações de políticas educacionais inclusivas

Distortions as a consequence of inclusive educational policy implementations

Marcos Guimarães dos Santos

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Resumo

A vida em sociedade não é fixa, imutável, passando por mudanças condicionadas por vários fatores como o conhecimento, a tecnologia, a cultura, enfim, por elementos que suscitam uma nova forma de ver, fazer e estar no mundo. No campo da educação temos um processo similar, que enseja mudanças no ver e no fazer educacional, sendo mudanças cujo corolário é o de estarem democratizando o acesso, a permanência e o sucesso no ensino formal. No entanto, é o mote desse artigo, nem toda mudança implica em construção de uma realidade educacional democratizante, muitas delas são “ciladas”, carregadas de discursos ideológicos corretos, mas, que na prática implicam numa perda de qualidade ao que é uma das bússolas da educação formal:  apropriação do conhecimento culturalmente validado pela sociedade, do saber científico elaborado no decorrer da jornada humana, que moldou e molda a vida em sociedade, logo, elemento indiscutível como ferramenta de cidadania. É o expor dessas ciladas, das distorções geradas por movimentos ditos inclusivos, que esse artigo tem seu mérito.

Palavras-chave

inclusão, ciladas, educação justa, diversidade.

Abstract

Life in society is not fixed, immutable, undergoing changes conditioned by various factors such as knowledge, technology, culture, in short, by elements that give rise to a new way of seeing, doing and being in the world. In the field of education we have a similar process, which leads to changes in how we see and do education, with changes whose corollary is that they are democratizing access, permanence and success in formal education. However, this is the motto of this article, not all changes imply the construction of a democratizing educational reality, many of them are “traps”, loaded with correct ideological discourses, but which in practice imply a loss of quality to what is one of the compasses of formal education: appropriation of knowledge culturally validated by society, of scientific knowledge elaborated during the human journey, which shaped and still shapes life in society, therefore, an indisputable element as a citizenship tool. It is by exposing these pitfalls, the distortions generated by so-called inclusive movements, that this article has its merit.

Keywords

inclusion, pitfalls, fair education, diversity.  

References

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Submitted date:
08/05/2024

Accepted date:
08/20/2024

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