Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66aa8838a953951a3c689f73
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

AS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA LEITORA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

READING PRACTICES IN THE CLASSROOM AND THE FORMATION OF AUTONOMY IN THE 5TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL

Reijane Mota Pastor 1; Gildaite Moreira de Queiroz 2

Downloads: 0
Views: 160

Resumo

Este estudo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, DEDC/Campus XI. O enfoque emergiu das experiências de estágio e se materializou na pesquisa com o objetivo de analisar as práticas docentes na formação da autonomia leitora de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Como metodologia definiu-se pela abordagem da pesquisa qualitativa e o questionário como dispositivo para coleta de informações, realizado com professores do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Conceição do Coité-BA. A discussão teórica se embasou em autores como Antunes (2009), Freire (2003), Geraldi (2001), Yunes (2012), Kleiman (2000), Soares (2005), Lajolo (1996) e Solé (1998). Conclui-se que os colaboradores concebem a leitura como prazer, e, também, formação da consciência crítica; que realizam ações pedagógicas para contribuir com a formação crítica, mas, que precisam ser melhor potencializadas no planejamento de ensino.

Palavras-chave

Autonomia leitora; Leitura; Prática docente

Abstract

This study results from the Final Paper for the degree in Pedagogy at the State University of Bahia, DEDC/Campus XI. The focus emerged from internship experiences and materialized in research with the aim of analyzing teaching practices in the formation of reading autonomy of students in the 5th grade of elementary school. The methodology was defined by qualitative research approach and questionnaire as a tool for collecting information, it was carried out with 5th grade elementary school teachers from a municipal public school in Conceição do Coité-BA. The theoretical discussion was based on authors such as Antunes (2009), Freire (2003), Geraldi (2001), Yunes (2012), Kleiman (2000), Soares (2005), Lajolo (1996) and Solé (1998). It is concluded that the collaborators conceive reading as pleasure, and also a formation of critical consciousness; that they carry out pedagogical actions to contribute to critical training, but which need to be better enhanced in their teaching planning.

Keywords

Reading autonomy; Reading; Teaching practice.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.

 ANTUNES, Irandé. Língua texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. 45. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

 KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11ª ed. Campinas: Pontes, 2007.

 LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

 LAJOLO, Marisa. ZILBERMAN, Regina (Org.). O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. p. 51- 62

 NEVES, Iara Conceição et al. Ler e escrever. Compromisso de Todas as Áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

 SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. 2 ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (organizadoras) Ler, escrever e resolver problemas.  Habilidades básicas para aprender matemática. São Paulo: ARTMED, 2001.

 SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VERSIANI, B. Daniela, YUNES, Eliana, CARVALHO, Gilda (Org.) Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura. Editora: Unesp. São Paulo, 2012.

 YUNES, Eliana Madureira. Um Ensaio para pensar a leitura. VERBO DE MINAS, Juiz de Fora, v. 14, n. 23. p. 5-18, jan./jul. 2013 – ISSN 1984-6959. Disponível em https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/download/417/307. Acesso em 12 abr. 2023.


Submetido em:
31/01/2024

Revisado em:
08/03/2024

Aceito em:
11/03/2024

66aa8838a953951a3c689f73 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections