AS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA LEITORA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
READING PRACTICES IN THE CLASSROOM AND THE FORMATION OF AUTONOMY IN THE 5TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL
Reijane Mota Pastor 1; Gildaite Moreira de Queiroz 2
Resumo
Este estudo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, DEDC/Campus XI. O enfoque emergiu das experiências de estágio e se materializou na pesquisa com o objetivo de analisar as práticas docentes na formação da autonomia leitora de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Como metodologia definiu-se pela abordagem da pesquisa qualitativa e o questionário como dispositivo para coleta de informações, realizado com professores do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Conceição do Coité-BA. A discussão teórica se embasou em autores como Antunes (2009), Freire (2003), Geraldi (2001), Yunes (2012), Kleiman (2000), Soares (2005), Lajolo (1996) e Solé (1998). Conclui-se que os colaboradores concebem a leitura como prazer, e, também, formação da consciência crítica; que realizam ações pedagógicas para contribuir com a formação crítica, mas, que precisam ser melhor potencializadas no planejamento de ensino.
Palavras-chave
Abstract
This study results from the Final Paper for the degree in Pedagogy at the State University of Bahia, DEDC/Campus XI. The focus emerged from internship experiences and materialized in research with the aim of analyzing teaching practices in the formation of reading autonomy of students in the 5th grade of elementary school. The methodology was defined by qualitative research approach and questionnaire as a tool for collecting information, it was carried out with 5th grade elementary school teachers from a municipal public school in Conceição do Coité-BA. The theoretical discussion was based on authors such as Antunes (2009), Freire (2003), Geraldi (2001), Yunes (2012), Kleiman (2000), Soares (2005), Lajolo (1996) and Solé (1998). It is concluded that the collaborators conceive reading as pleasure, and also a formation of critical consciousness; that they carry out pedagogical actions to contribute to critical training, but which need to be better enhanced in their teaching planning.
Keywords
References
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Submitted date:
01/31/2024
Reviewed date:
03/08/2024
Accepted date:
03/11/2024