Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

O ACOMPANHAMENTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: PRODUÇÕES ACADÊMICAS E REFLEXÕES  

SUPPORTING STUDENTS WITH ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER: ACADEMIC PRODUCTIONS AND REFLECTIONS

Karolayne Santos Araujo 1; Marcia Torres Neri Soares 2; Leilany Marry Brizolara Silva 3

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Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem representado um desafio, do ponto de vista de favorecer seu processo de inclusão educacional. Desse modo, o presente texto origina-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, com base em um levantamento teórico realizado na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) sobre TDAH e Atendimento Educacional Especializado (AEE). De caráter bibliográfico, tem por objetivo analisar produções teóricas acerca do TDAH no campo da Educação Especial a fim de caracterizar sua inserção na política governamental brasileira. Não obstante, como resultados, conclui-se sobre ser imprescindível a oferta de políticas públicas com garantias de permanência a estudantes com TDAH nas instituições de ensino, reduzindo os desafios para/no acompanhamento de suas necessidades específicas e auxiliando nas atividades docentes em sala de aula comum.

Palavras-chave

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Atendimento Educacional Especializado. Políticas Públicas de Inclusão.

Abstract

Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has been a challenge from the point of view of favoring its educational inclusion process. Thus, this text originates from a Final Paper (FP) of a Pedagogy Degree Course, based on a theoretical survey carried out by Revista Brasileira de Educação especial (RBEE) on ADHD and Specialized Educational Services (SES). From a bibliographical nature, it aims to analyze theoretical productions about ADHD in the field of Special Education in order to characterize its insertion in Brazilian government policy. Nevertheless, as a result, it is concluded that it is essential to offer public policies with guarantees of permanence to students with ADHD in educational institutions, reducing the challenges to/in supporting their specific needs and assisting in teaching activities in the common classroom.

Keywords

Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Specialized Educational Support. Public Inclusion Policies.

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Submetido em:
27/05/2024

Aceito em:
29/06/2024

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