O ACOMPANHAMENTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: PRODUÇÕES ACADÊMICAS E REFLEXÕES
SUPPORTING STUDENTS WITH ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER: ACADEMIC PRODUCTIONS AND REFLECTIONS
Karolayne Santos Araujo 1; Marcia Torres Neri Soares 2; Leilany Marry Brizolara Silva 3
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem representado um desafio, do ponto de vista de favorecer seu processo de inclusão educacional. Desse modo, o presente texto origina-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, com base em um levantamento teórico realizado na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) sobre TDAH e Atendimento Educacional Especializado (AEE). De caráter bibliográfico, tem por objetivo analisar produções teóricas acerca do TDAH no campo da Educação Especial a fim de caracterizar sua inserção na política governamental brasileira. Não obstante, como resultados, conclui-se sobre ser imprescindível a oferta de políticas públicas com garantias de permanência a estudantes com TDAH nas instituições de ensino, reduzindo os desafios para/no acompanhamento de suas necessidades específicas e auxiliando nas atividades docentes em sala de aula comum.
Palavras-chave
Abstract
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has been a challenge from the point of view of favoring its educational inclusion process. Thus, this text originates from a Final Paper (FP) of a Pedagogy Degree Course, based on a theoretical survey carried out by Revista Brasileira de Educação especial (RBEE) on ADHD and Specialized Educational Services (SES). From a bibliographical nature, it aims to analyze theoretical productions about ADHD in the field of Special Education in order to characterize its insertion in Brazilian government policy. Nevertheless, as a result, it is concluded that it is essential to offer public policies with guarantees of permanence to students with ADHD in educational institutions, reducing the challenges to/in supporting their specific needs and assisting in teaching activities in the common classroom.
Keywords
References
ALMEIDA, Amanda Ramos; et al. Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática. Rev. bras. educ. espec. 29 • 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/3nySJFJWwvwybVpHrfDxvFN/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
ALMUTAIRI, Hamaed. Atitudes do corpo docente em relação ao ensino de alunos com deficiência intelectual leve no ensino superior. Rev. Bras. Ed. Esp., Corumbá, v.29, e0042, p.1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/p4ZnS49RmLfzqjZFrBLFxxQ/?format=pdf&lang=en Acesso em: 10 ago. 2023.
AMÂNCIO, Dayse Letícia Pereira. MENDES, Diego Costa. Pessoas com Deficiência e Ambiente de Trabalho: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Ed. Esp., Corumbá, v.29, e0140, p.161-180, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/CPZzr47ZxmxtRC9yGvVKnYH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 ago. 2023.
AMARAL,Mateus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. Formação de Professores no GT 15 - Educação Especial da ANPED (2011-2017): Entre Diálogos e (Novas) Pistas. Rev. bras. educ. espec. 25 (2) • Apr-Jun 2019Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9wW86YzmH7PDKynyRLrfMrG/?format=pdf&lang=pt Acesso em 07 de fev. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. MEC, Secretaria da Educação Especial, 2001.
. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do "Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais". Brasília: MEC, 2007.
. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC, 2009.
. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.
. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Brasília, Presidência da República, 2019.
. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Brasília, Presidência da República, 2021.
. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Brasília, Presidência da República, 2024.
CAMARGO, Flávia Pedrosa de; PAES DE CARVALHO, Cynthia. O Direito à Educação de Alunos com Deficiência: a Gestão da Política de Educação Inclusiva em Escolas Municipais Segundo os Agentes Implementadores. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n.4, p.617-634, Out.-Dez., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XRCWL7VZfdx9LvWK4CVQKnN/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Formação de Professores para a Educação Especial - Propostas de Helena Antipoff e seus Colaboradores na Fazenda do Rosário nos Anos de 1960. Rev. bras. educ. espec. 25, Apr-Jun 201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/mk8zxHgF5vFgHLPRyC4wWNx/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
COSTA, Maira Maria da. BIANCHI, Alessandra Sant’Anna. SANTOS, Márcia Melo de. Características de Crianças com Altas Habilidades/ Superdotação: uma Revisão Sistemática. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.28, e0121, p.71-88, 2022.
https://www.scielo.br/j/rbee/a/JHyhvxdYRZ4jnDs3JL3gHmG/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 14 ago. 2023.
FIORINI, Maria. ROLIM, Carmem. LOCKMANN, Kamila. Revista Brasileira de Educação Especial: 30 Anos de História. Rev. Bras. Ed. Esp., Corumbá, v.29, e0220, p.181-194, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HGTcH9kjxBtyqm6xWWdfvms/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 ago. 2023.
FISCHER, Marta Luciane. Tem um estudante Autista na minha turma! E agora? O Diário Reflexivo promovendo a sustentabilidade profissional no desenvolvimento de oportunidades pedagógicas para Inclusão. Rev. bras. educ. espec. 25, out/dez 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/vK7pnWwcns9pHxtvvVB8RMh/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GARCIA, Rosalba Maria; BARCELOS, Lliam Guimarães de. A Constituição do Público-Alvo na Política de Educação Especial Brasileira: Movimentos e Disputas no Interior do Estado Integral. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.27, e0170, p.1-16, , Jan.-Dez., 2021 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/wM3sNT4FRMqRdqcYTR8YX4M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.
GARCIA, Rosalba; LÓPEZ, Verónica. Políticas de Educação Especial no Chile (2005 - 2015): Continuidades e Mudanças. Rev. bras. educ. espec. 25 (1) • Jan-Mar 2019 • PolíticAs de educAção esPeciAl no chile (2005 – 2015): continuidAdes e mudAnçAs Acesso em 23 abr. 2024.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. A política de Educação Especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – Educação Especial na ANPEd. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.105-124, Maio-Ago., 2011. Edição Especial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/G89VhYqSyh7VqLbhb5hF4Xm/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
GLAT, Rosana. Desconstruindo representAções sociais: por uma cultura de
colaboração para inclusão escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.9-20, 2018. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbee/a/46TchJ98ZcyvZ3Xb5X7ZkFy/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
KRAEMER, Graciele Marjana; THOMA, Adriana da Silva. A Modulação das Condutas das Pessoas com Deficiência no Contexto Educacional Brasileiro de Inclusão. Rev. bras. educ. espec. 25 (3) • Jul-Sep 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/X7f6ht9KvjgYbcN8XhPxY4K/?format=pdf&lang=pt acesso em: 23 ABR. 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? porquê? como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.
MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Leitura de Estudantes com Dislexia do Desenvolvimento: Impactos de uma Intervenção com Método Fônico Associado à Estimulação de Funções Executivas. Rev. bras. educ. espec. 25 (1) • Jan-Mar 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/xW4wdxTT9VwRnYjkJvqDqYJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em 12 jan. 2024.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 9-29.
PEREIRA, Cláudia Alves Rabelo; GUIMARÃES, Selva.A Educação Especial na Formação de Professores: um Estudo sobre Cursos de Licenciatura em Pedagogia. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n.4, p.571-586, Out.-Dez., 2019Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/CXq9DC4TmRGWkHG6wdxHbtg/?format=pdf&lang=pt Acesso 23 abr. 2024.
RAMOS, Daniela Karine; GARCIA, Fernanda Albertina. Jogos Digitais e Aprimoramento do Controle Inibitório: um Estudo com Crianças do Atendimento Educacional Especializado. Rev. bras. educ. espec. 25 (1) • Jan-Mar 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/YPhVPPQ5x9xWXv6BXJZ6MGz/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 fev. 2024.
SECANELL, Irene López; NÚÑEZ, Sabina Pastor. mindfulness y el ABordAje del TDAH en el contexto educativo. Rev. bras. educ. espec. 25. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/LQvMPbVpBhjwSMHdZ9f386n/?format=pdf&lang=es Acesso em 23 dez. 2024.
SILVA, Bruno Santana da; ANDRADE, Adja Ferreira de. Análise Descritiva do Tema Deficiência nos Currículos de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n3, p.435-452, Jul.-Set., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/9gk7Q69WHnw7dzrKRhDCnLN/?format=pdf&lang=pt Acesso em 23 abr. 2024.
TOPCZEWSKI, Abram. Hiperatividade: como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 1994.
VAZ, Kamille. Professor, Profissional ou Educador: a Concepção de Professor de Educação Especial nas Produções Acadêmicas do Campo Específico da Educação Especial (2000-2016). Rev. bras. educ. espec. 25 (1) • Jan-Mar 2019 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/G5DTB3pzQRsNBBJHbLTKyCr/?format=pdf&lang=pt Acesso em 24 fev. 2024.
VERGARA, Daniela Vera; et al. Rol de la Familia en el Compromiso Escolar Desde la Perspectiva de Estudiantes con Necesidades Educativas Especiales. Rev. Bras. Ed. Esp., Corumbá, v.28, e0120, p.263-280, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/tgJF7KqmjmkTSd5D35HpQNJ/?format=pdf&lang=es Acesso em 23 abr. 2024.
Submitted date:
05/27/2024
Accepted date:
06/29/2024