Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66928a84a9539571eb610a14
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

MAL- ESTAR DOCENTE EM PERSPECTIVAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS INTERFACES INICIAIS REVELADAS COM O ESTADO DO CONHECIMENTO

TEACHER UNEASINESS IN EDUCATIONAL POLICY PERSPECTIVES AND THE INITIAL INTERFACES REVEALED WITH THE STATE OF KNOWLEDGE

Paulo de Jesus Ribeiro 1; Selma Barros Daltro de Castro 2; Marize Damiana Moura Batista e Batista 3.

Downloads: 0
Views: 150

Resumo

O termo mal-estar docente refere-se às disfunções que afetam os profissionais da educação, prejudicando sua personalidade devido às condições psicológicas e sociais da profissão. O artigo teve como questão norteadora: Como tem se apresentado a discussão acerca do mal-estar docente, a partir do banco de dados da Revista  FAEEBA em nível de artigos entre os anos  de 2020 a 2022? Os objetivos foram: analisar os resultados apresentados sobre o mal-estar docente na base de periódicos da FAEEBA, b) identificar as bases teóricas e metodológicas que fundamentam a produção científica disponível. Para a fundamentação buscou-se Esteve (1999) Stobäus, Mosquera e Santos (2007). A inspiração metodológica foi o estado do conhecimento, investigando o banco de dados da revista FAEEBA, com recorte temporal entre 2020-2022. Os resultados revelam pouca produção disponível sobre o tema, bem como uma necessidade de se pensar tal temática articulada às políticas públicas de valorização docente.

Palavras-chave

Mal-estar Docente; políticas públicas educacionais; estado do conhecimento.

Abstract

The term teacher uneasiness refers to all kind of dysfunctions which affect education professionals, damaging their personality due to the psychological and social conditions of the profession. The article had as its guiding question: how has the discussion about teacher uneasiness been presented, based on the journal FAEEBA database between the years 2020 and 2022? The main goals were: a) to analyse the results displayed upon teacher uneasiness in FAEEBA journal database and b) to identify the theoretical and methodological bases which underlie the available scientific production. For the basis, Esteve (1999) Stobäus, Mosquera and Santos (2007) were sought.The methodological insight was placed on the state of knowledge, among researching in FAEEBA journal database between 2020-2022. The results showed that scientific productions on this topic are barely available, as well as a need to think about this topic intrinsically associated with public policies for teaching appreciation.

Keywords

Teacher Uneasiness; educational public policies; state of knowledge.

Referências

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.

BRASIL, Lei nº 14.681, de 18 de setembro de 2023. Institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Brasília, DF, Presidência da República. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14681.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2014.681%2C%20DE%2018,Art. Acesso em 22/11/2023.

BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF, Presidência da República. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22/11/2023.

ESTEVE, José. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução de Durley de Carvalho Cavicchia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999

MOROSINI, Marília. KOHLS-SANTOS, Priscila. BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

 

MOSQUERA, Juan J. M.; STOBÄUS, Claus D. O mal-estar na docência: causas e consequências. Educação. Porto Alegre, ano XIX, v. 19, n. 31,p. 139-146, 1996. Disponível: https://docplayer.com.br/33645614-O-mal-estar-na-docencia-causas-e-consequencias.html. Acesso em: 29 out. 2023.

 

PEREIRA, T. do S. L.; AGUIAR, A. L.; COSTA, S. A. da. Mal-Estar Docente: reflexões sobre os desconfortos presentes no desempenho da profissão. Revista Educação e Emancipação. p. 161–181, 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4220. Acesso em: 29 out. 2023.

 

SANTOS, Y. Do mal-estar social ao malestar docente: contribuições da psicanálise. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. [S. l.], v. 29, n. 60, p. 127–146, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10502. Acesso em: 29 ago. 2023

STOBÄUS, Claus D.; MOSQUERA, Juan J. M. SANTOS, Bettina S. dos. Grupo de pesquisa mal-estar e bem-estar na docência. Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. especial, p. 259-272, out. 2007.

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.


Submetido em:
10/04/2024

Aceito em:
21/05/2024

66928a84a9539571eb610a14 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections