Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

MAL- ESTAR DOCENTE EM PERSPECTIVAS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS INTERFACES INICIAIS REVELADAS COM O ESTADO DO CONHECIMENTO

TEACHER UNEASINESS IN EDUCATIONAL POLICY PERSPECTIVES AND THE INITIAL INTERFACES REVEALED WITH THE STATE OF KNOWLEDGE

Paulo de Jesus Ribeiro 1; Selma Barros Daltro de Castro 2; Marize Damiana Moura Batista e Batista 3.

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Resumo

O termo mal-estar docente refere-se às disfunções que afetam os profissionais da educação, prejudicando sua personalidade devido às condições psicológicas e sociais da profissão. O artigo teve como questão norteadora: Como tem se apresentado a discussão acerca do mal-estar docente, a partir do banco de dados da Revista  FAEEBA em nível de artigos entre os anos  de 2020 a 2022? Os objetivos foram: analisar os resultados apresentados sobre o mal-estar docente na base de periódicos da FAEEBA, b) identificar as bases teóricas e metodológicas que fundamentam a produção científica disponível. Para a fundamentação buscou-se Esteve (1999) Stobäus, Mosquera e Santos (2007). A inspiração metodológica foi o estado do conhecimento, investigando o banco de dados da revista FAEEBA, com recorte temporal entre 2020-2022. Os resultados revelam pouca produção disponível sobre o tema, bem como uma necessidade de se pensar tal temática articulada às políticas públicas de valorização docente.

Palavras-chave

Mal-estar Docente; políticas públicas educacionais; estado do conhecimento.

Abstract

The term teacher uneasiness refers to all kind of dysfunctions which affect education professionals, damaging their personality due to the psychological and social conditions of the profession. The article had as its guiding question: how has the discussion about teacher uneasiness been presented, based on the journal FAEEBA database between the years 2020 and 2022? The main goals were: a) to analyse the results displayed upon teacher uneasiness in FAEEBA journal database and b) to identify the theoretical and methodological bases which underlie the available scientific production. For the basis, Esteve (1999) Stobäus, Mosquera and Santos (2007) were sought.The methodological insight was placed on the state of knowledge, among researching in FAEEBA journal database between 2020-2022. The results showed that scientific productions on this topic are barely available, as well as a need to think about this topic intrinsically associated with public policies for teaching appreciation.

Keywords

Teacher Uneasiness; educational public policies; state of knowledge.

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Submitted date:
04/10/2024

Accepted date:
05/21/2024

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