A FLUÊNCIA DIGITAL DO EDUCADOR - É POSSÍVEL TORNAR TODOS OS EDUCADORES DE UMA UNIDADE ESCOLAR, FLUENTES DIGITAIS?
Marcelo Aparecido da Silva 1, Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
A Fluência Digital do Educador é um tema de crescente interesse de estudos e pesquisas. O presente trabalho tem o intuito de brevemente conceituar o termo fluência digital e formação continuada do educador, e, através de uma pesquisa desenvolvida com educadores de uma unidade escolar, mostrar que é possível tornar todos os educadores fluentes digitais, assim, colaborar significativamente com processo ensino/aprendizado.
Palavras-chave
Referências
AMIEL, Tel; AMARAL, Sérgio Ferreira do. Nativos e Imigrantes: questionando o conceito de fluência tecnológica docente. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s. l.], v. 21, n. 3, 2013. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1661/2454. Acesso em: 12 de jun. de 2020.
BANNELL, Ralph Ings; DUARTE, Rosália; CARVALHO, Cristina; PISCHETOLA, Magda; MARAFON, Giovanna; CAMPOS, Gilda Helena B. de. Educação no século XXI:
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um repensar. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015. 135 p. v. 1.
FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014. 256 p.
OLIVEIRA, Genoir da Silva. Geração Alpha entre a realidade e o virtual: o sujeito digital. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, [S. l.], 2019. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/5811. Acesso em: 10 de jun. de 2020.
SEVERIN, E. tecnologia é só parte da solução. Disponível em: https://porvir.org/tecnologia-e-so-parte-da-solucao-diz-eugenio-severin/20120726/. Acesso em: 12 de jun. de 2020.
Submetido em:
10/09/2020
Aceito em:
02/11/2020