FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA MULTIGRADO PHILOSOPHICAL, PSYCHOLOGICAL, PEDAGOGICAL AND DIDACTIC FOUNDATIONS OF MULTIGRADE PHYSICAL EDUCATION
PHILOSOPHICAL, PSYCHOLOGICAL, PEDAGOGICAL AND DIDACTIC FOUNDATIONS OF MULTIGRADE PHYSICAL EDUCATION
Humberto Espinosa Leyva - Licenciado em Cultura Física. Máster em Atividade Física na Comunidade. Professor Assistente. Instituição educativa Ulises Góngora Valera. Guisa. Granma (Cuba). humberto721213@gmail.com https/orcid.org/0000-0002-7039-6843 Víctor Luis Olivera Rodríguez - Licenciado em Cultura Física. Doutor em Ciências da Cultura Física. Professor Titular. Faculdade de Cultura Física. Universidade de Granma. Bayamo. (Cuba). voliverar@udg.co.cu https/orcid.org/0000-0003-312-0826 José Ezequiel Garcés Carracedo - Licenciado em Cultura Física. Doutor em Ciências da Cultura Física. Professor Titular. Faculdade de Cultura Física. Universidade da Granma. Bayamo. (Cuba). jgarcesc@udg.co.cu hhps/orcid.org/0000-0001-6340-9450
Resumo
A Educação Física multigrado constitui uma prioridade nos momentos atuais no nível educativo de primário em zona rural, por isso, o objetivo de a investigação é determinar os fundamentos filosóficos, psicológicos, pedagógicos e didáticos da Educação Física nos grupos aulas multigrado. O estudo se desenvolveu na instituição educativa Ulises Góngora Valera, do município de Guisa, na província da Granma, em Cuba, e responde ao projeto aperfeiçoamento da direção do processo pedagógico para uma educação inclusiva e qualidade nos meninos e adolescentes (Escola 2030), da direção provincial de educação de Granma, pela necessidade de precisar as bases epistemológicas que a sustentam e justificam. A proposta atual, a partir da sistematização teórica e o emprego de diversos métodos de investigação, tales como: os teóricos, histórico-lógico, o analítico-sintético, e métodos empíricos como, análise dos documentos, a observação estructurada não participante e abierta, que permitiu sentar as bases filosóficas, psicológicas, pedagógicas e didáticas que sustentam o processo da Educação Física nos grupos aulas multigrado.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Multigrado. Educandos.
Palavras-chave
Referências
BIBLIOGRAFIA.
Anderson, M. J. (2022). "Psychological Insights for Effective Physical Education in Multigrade Classrooms". Boston: McGraw-Hill Education.
Anderson, M. J. (2021). "Effective Pedagogical Approaches in Multigrade Physical Education". Toronto: Academic Press.
Ballou, D., & Podgursky, M. (1995). «Rural schools fewer highly trained teachers and special programs, but better learning environment». Rural Developmental Perspectives, vol. 10 (3), pp. 6-16.
Carter, E. R. (2023). "Multigrade Classrooms: Pedagogical Insights for Physical Education". Melbourne: Springer.
Chang, S. N. (2023). "Innovations in Didactics for Multigrade Physical Education". Toronto: Routledge.
Díaz, L. M. (2021). "Perspectivas Filosóficas da Educação Física em Contextos Multigrado". Vila Clara: Editorial Universitária.
Ezpeleta, J. (1997). Alguns desafios para a gestão das escolas multigrado. Revista Iberoamericana de Educação, 15. 101-120, Disponível em: http://www.rieoei.org/oeivirt/rie15a04.htm
Hardré, P.L., & Reeve, J. (2003). «A motivational model of rural students intentions to persistin, versus drop out of high school». Journal of Educational Psychology, vol. 95(2), pp. 347-356.
Hardré, P.L., & Sullivan, D. (2008). «Classroom environments and student differences: How they contribute to student motivation in rural high schools». Learning and Individual Differences, núm. 18, pp. 471-485.
Hardré, P.L., Sullivan, D.W., & Crowson, H. M. (2009). «Student Characteristics and Motivation in Rural High Schools». Journal of Research in Rural Education, vol. 24(16), pp. 24-16.
Hernández, M. (2022). "Pedagogia e Educação Física: Enfoque para Salas-de-aula Multigrado". Holguín: Editorial Sanlope.
Khattri, N., Riley, K. W., & Kane, M. B. (1997). «Students at risk in poor, rural areas: A review of the research». Journal of Research in Rural Education, vol. 13(2), pp. 79-100.79-100.
Litlle, A.W. (2001). «Multigrade teaching: towards an internacional research and
policy agenda». International Journal of Educational Development, núm. 21, pp. 481-497.
Martínez, R. E. (2020). "Metodologia Didática em Educação Física para aulas Multigrado". Vila Clara: Editorial Universitária.
McKenzie, T. A. (2021). "Philosophy and Practice of Physical Education in Multigrade Contexts". Toronto: Pearson Education.
Pérez, J. A. (2021). "Didática da Educação Física: Provocações em Salas-de-aula Multigrado". Holguín: Editorial Sanlope.
Pérez, A. M. (2021). "A Educação Física de uma Perspectiva Pedagógica em Classes Multigrado". Vila Clara: Editorial Universitária.
Pérez, L. (2020). "Educação Física e Desenvolvimento Psicológico em Classes Multigrado". Vila Clara: Editorial Universitária.
Pérez, M. (2019). "La Educación Física en el Aula Multigrado: Reflexiones Filosóficas". Santiago de Cuba: Editorial Oriente.
Rodríguez, Á. L. (2021). "Psicologia Educativa e Educação Física: Um Enfoque Multigrado". Holguín: Editorial Sanlope.
Thompson, E. R. (2020). "The Role of Psychology in Multigrade Physical Education". Toronto: Pearson Education.
Wilson, J. P. (2021). "Effective Didactic Strategies for Multigrade Physical Education". Sydney: Wiley-Blackwell.
Wiggins, S. L. K. (2019). "Reconceptualizing Physical Education: Multigrade Classrooms and Philosophical Underpinnings". Nueva York: McGraw-Hill Education.
Submetido em:
19/05/2025
Revisado em:
26/06/2025
Aceito em:
25/07/2025
Publicado em:
25/07/2025