Ntetembwa
https://app.periodikos.com.br/journal/santomadomba/instructions
Ntetembwa

Instruções e Políticas

Revista Académica - ISPT

Estímulo à inovação, competitividade e compromisso com a modernização. 

 

Esta plataforma, está orientada para a criação, transmissão e difusão da ciência e da tecnologia, através da articulação do estudo, da investigação. È um exercício bilateral na investigaçao científica e no desenvolvimento experimental, baseado no exercício  complementar do ensino e no respeito pela ética académica, reconhecimento do mérito, estímulo à inovação e à competitividade compromisso com a modernização da sociedade. Assume a autonomia de liberdade científica orientada, pelas normas institucionais e regulamentares dos seus parceiros.

O Instituto Superior Politécnico Tocoista (ISPT) é uma instituição de ensino superior, de direito privado, propriedade da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Os Tocoístas”, de matriz cristã e vocação tecnológica.

A política da Revista Ntetembwa, está pautada ás normas Internacionais usadas pela ABNT, que visa dar melhoria da padronizaçao e respectiva visibilidade da produção científica do ISPT. O corpo Editor da Revista, presta função (Extensão) como profissionais para além do Ensino, Investigação, devendo alinharem - se aos critérios que valorizem a identificação e acreditação da Editora da Ntetembwa no mundo académico. Quanto ás Métricas de Avaliação – há necessidade de utilizar políticas de validação dos Docentes, Produtores e Investigadores, principalmente os Nacionais, segundo suas pesquisas e publicações. 

 

 Instituto Superior Politécnico Tocoista - Rigor, Inovação, Excelência   

 

 

Política e Instruções da Revista

 

Exigencias Universais a ter em conta:

  1. O layout da página deve ser Papel A4, orientação retrato, alinhamento justificado, fonte Times New Roman 12 com espaçamento entrelinhas de 1,5. As margens superior e inferior devem ter 2,5 cm. As margens direita e esquerda devem ter 3,0 cm.
  2. Citações diretas longas devem estar em Times New Roman 10 com espaçamento entrelinhas simples e recuo de 4 cm da margem esquerda exigido pela Ntetembwa. 
  3. Os artigos devem respeitar a seguinte sequência: Título // Título traduzido // Resumo // Palavras-chave // Resumo traduzido // Palavras-chave traduzidas // Introdução // Texto com subtítulos // Conclusão // Referências.
  4. O título do artigo na Ntetembwa, deve estar em caixa alta e negrito. Se o artigo for escrito em português, o título deve ser traduzido para o inglês, em caixa alta e itálico. Se o artigo for escrito em espanhol ou inglês, o título deve ser traduzido para o português, em caixa alta e itálico.
  5. O resumo não deve ultrapassar 250 palavras e não deve conter citações. O resumo deve conter o objetivo do artigo, a metodologia ou recorte utilizado, os dados colhidos e um breve resumo das análises efetuadas. A Ntetembwa exige que as palavras-chave devem ser separadas por ponto. Utilize entre 3 a 6 palavras-chave. Se o artigo for escrito em português, o resumo deve ser traduzido para o inglês. Se o artigo for escrito em inglês ou espanhol, o resumo deve ser traduzido para o português.
  6. Ao produzir a versão em inglês do resumo, título e palavras-chave, atente - se que a tradução é correta. 
  7. Não utilize tradutores automáticos da Internet para traduzir o título, o resumo e as palavras-chave do manuscrito.
  8. Artigos para as seções temáticas e intercâmbio devem ter entre 10 e 20 páginas, incluindo já as figuras, tabelas e lista de referências. Relatórios e comentários para a seção fórum devem ter entre 3 e 10 páginas. As resenhas devem ter no máximo 5 páginas. Textos que ultrapassarem esses limites poderão não ser autorizados pelo Editor Chefe da Ntetembwa.
  9. Deve - se evitar ao máximo as notas de rodapé. Se notas de rodapé forem utilizadas, elas não devem possuir mais do que três linhas. As notas de rodapé não devem ser utilizadas para referencias. Não utilize as notas de rodapé para listar fontes da Internet. Essa informação deverá constar na lista de referências ao final do artigo, como qualquer outra fonte bibliográfica. Pela escolha do padrão de layout adotado pela revista, não aceitamos notas de rodapé em tabelas ou figuras. Artigos com excesso de notas de rodapé ou que não seguem às normas poderão ser recusados pela comissão editorial ou ter as notas cortadas no processo de diagramação.

 

 

Definição adicional e  Selecção do Artigo científico.

  • Para definição do Artigo científico, deve – se verificar as condições plasmadas no corpo do texto, quando o Artigo apresentar:
  1. O artigo tem de apresentar um avanço no conhecimento científico.
  2. Necessidade de divulgação importantíssima.
  3. Inovação significativa e impacto social ou na definição de políticas públicas.
  4. Modelo de decisão para estudantes, pesquisadores, e líderes de opinião pública.

Formato do Artigo

  • O Artigo deverá estar submisso aos blogs SciElo, citados acima; tendente a internacionalização da Revista e da elevação do ISPT.
  • Incorporar o formato com o uso das normas da ABNT.

Ética de pesquisa e divulgação.

  • O Artigo não é produto de propaganda.
  • Não engrandecer possíveis descobertas no Artigo pesquisado.
  • Manter os financiadores do projecto explícitos nos Artigos á publicar.
  • Ter o máximo cuidado no uso de homens e animais, como objecto de experimentação em resultados na fase investigativa.
  • As reclamaçoes dos Autores e Leitores, sao aceites pela Revista Ntetembwa, bem como o conflito de interesses no compartilhamento de dados, reservando segurança a propriedade intelectual.
  • A Revista Ntetembwa oferece a possibilidade de discussão e correcções pós – publicação dos seus Autores.

Cronograma de publicação

A Revista Ntetembwa,  publica Trimestralmente seus periodicos,  abrindo também  possibilidade de remeter alguns Artigos para edições posteriores, em casos de atrasos nas seguintes circunstanciais:

  1. Envio – Recepção
  2. Analise pela equipe tecnica (Normas...)
  3. Plágio
  4. Aprovação dos Pares
  5. Editoração
  6. HTML – (PDF) Linguagem de marcação de hipertexto.
  7. Tradução
  8. DOI – é o número de série; metadado que recebe o material (Crossref)

Autores da Revista Ntetembwa

  • A tramitação Editorial de rigor exige dos Autores, maior profissionalização para aumento de eficiência, na produção científica.
  • Os Autores da Revista Ntetembwa são estudantes do ISPT, Docentes e singulares que mostram interesse na produção científica.
  • Os Autores que têm uma rotina operacional elevada podem contratar de forma singular, auxiliares desta Editora Ntetembwa, á contribuir em conteúdos nos Artigos e melhora – los. Esta prática aumenta sua produtividade académica, intelectual e estratégica na produção científica.
  1. As taxas para Autores, assinaturas impressões e reimpressões bem como o apoio institucional – organizacional, são claros nas políticas da Revista Ntetembwa, desde que revelarem autorização.
  • Dependentemente da sua Área de saber, o Autor elabora e apresenta relatórios de pesquisa (Artigos), para comunicar os vários processos e resultados obtidos de específicas investigações.
  • Os Autores devem adequar – se as normas da Revista, para evitar devoluções constantes e desnecessárias de seus Artigos submetidos a aprovação péla Editora.
  • Encaminhar Artigos por intermédio do ID de Editor – Chefe da Revista em formato de Microsoft Word, manuscritos das tabelas e outros rascunhos, dentro dos prazos estipulados.
  • Responder os relatórios recebidos do Corpo Editorial com antecedência, antes do período previsto para a publicação.
  • Solicitar relatório de aprovação do Artigo remetido na Editora, bem como número do DOI, desde que assume os custos operacionais.

Reitor de Edição.

Compete ao Editor estabelecer a comunicação entre Universidade e Comunidade, visando a produção de conhecimentos e á interlocução dos processos activos de formação. O Reitor de Edição perante a Extensão Universitaria, garante a experiência da popularização da ciência, bem como a publicação da produção e construção de caminhos das práticas extencionistas, pelo respeito á diversidade cultural e do saber de várias áreas entre os saberes académicos.

  • Facilitador da relação dialógica com o sujeito fora da instituição atraves da cominicação.
  • È constituido por um Investigador, que por inerência de funções, representa toda actividade de Extensão Universitária em todos actos oficiais.
  • Garante a edição da Revista, na definição da política editoral bem como as   instruções do seu funcionamento.
  • Ratifica em proposta a constituição da Equipa Editorial.
  • Aprova as normas e faz a inclusão de Artigos, Periodicos, Relatórios de Pesquisa para sua publicação.

Reitor de Pesquisa.

  • È um colaborador na Extensão e construção do conhecimento  desde o questionamento reconstrutivo, partindo da dúvida (hipotese).
  • Constituido por um Investigador que submete Relatórios de pesquisa do CEICA para Editor Chefe, a fim de seguirem procedimentos da Revista Ntetembwa.
  • Participar na análise e definição dos Artigos, Relatórios de Pesquisa e Periódicos propostos na Revista Ntetembwa.
  • Propor Projectos de pesquisa, para divulgação dos resultados, dentro das políticas de Extensão Universitária do ISPT.
  • Aliar -se as directrizes regionais, para assegurar a melhor qualidade de vida das comunidades, com resultados de produção científica na tomada de decisões das políticas públicas. 

Editor – Chefe (Reitor de Edição).

  • È constituido por um Investigador, que por inerência de funções, representa toda actividade de Extensão Universitária em todos actos oficiais.
  • Apresenta o projecto e os indicadores das políticas de Edição.
  • Coordena toda Equipa Editorial.
  • Assegura a gestão corrente no Ciclo Editorial.
  • Definir o modelo da Revista e os planos de sua  publicação.
  • Aprovar as propostas dos Artigos, Relatórios de pesquisa e Periódicos.

Editor Executivo:  

  • Garantir o processo avaliativo dos Artigos, dentro dos parametros e normas da ABNT.
  • Submeter Artigos para Avaliaçao, em conformidade aos métodos e tipos de pesquisas efectuadas pelo Autor.
  • Revisar os metadados constantes nos Artigos submetidos á publicaçao na Revista. 
  • Localizar e propor a necessidade de avaliadores Externos e Adhoc, de acordo o resumo apresentado no referido Artigo Cientifico ou Relatório de pesquisa. 

 

Editoração de textos, (Ortografia)

  • A Revista Ntetembwa exige dos profissionais um Serviço com larga experiência, mantendo qualidade, comprometimento: revisão e tradução de resumos e artigos completos.
  • Contribuir na configuraçao da Revista.
  • Reportar Actos Solenes na Universidade sujeitas a publicação.
  • Efectuar a padronização e correcção das referências bibliográficas.

Diagramação de textos.

  • Executar a complementação automática das referências com inserção de links.
  • Fornecemos o fecho do Artigo com saída em arquivos do formato PDF – padrão SciElo.
  • Os custos de impressão podem ser responsabilizados pêlos Autores que proporem tiragem de exemplares indexados.

Editor de Secção.

  • O Editor de Secção é o profissional que se ocupa da linguagem incorporada nos textos dos Artigos científicos da Revista.
  • A Revista Ntetembwa tem a língua portuguesa como padrão de divulgação, mantendo aberta a possibilidade de partilha com maiores indexadores.
  • Identificar as terminologias das áreas de saber existentes no ISPT: estrangerismos e idiomas locais, de moda á acautelar desvios do padrão de cada uma delas.
  • Avaliar a duplicação dos Artigos e  Edições atraves do Google Académico e outras Plataformas existentes.
  • Os revisores da Revista trabalham nos textos em submissão as regras da ABNT.
  • Garantir nos Artigos o padrão de qualidade, ajustada a gramática, sintaxe ou do léxico; sem recorrer á um software, embora necessário.

Editor de Layout

  • È o profissional que garante a melhor qualidade dos textos em conjunto com o Autor, dando um estilo na Revista Ntetembwa.
  • Transformar os textos nas versões editadas da submissão em composições: HTML, PDFs, PS et, conformando – os ao formato da Revista Ntetembwa.
  • Habilitar – se para editoração electrónica dos softwares: Adobe Acrobat, PDF creator, (open Office) ou o Dreamwearver para HTML.
  • Afastar comentárioas desnecessários no texto, transformando as composições editáveis ao formato da Revista.
  • Avaliar os metadados do texto e enviar a versão actualizada para Edição definitiva do Editor Chefe, com rascunho ao Autor proponente.

Consultor Adhoc.

  • Esta função é exercida por Autor, Pesquisador que faz ou não parte da Instituição, desde que reúne requisitos para esta finalidade: ad – hoc Revista Ntetembwa.
  • Fazer consultoria junto do Editor Chefe, na internacionalização da Revista.
  • A Consultoria Adohc com o parecer do Editor Chefe, presta assistência extra ao Corpo Editorial. Realiza avaliações nos Artigos científicos de forma independente.
  • Define o resultado final de uma publicação sob – orientação do Editor Chefe.

Consultoria Internacional

  • Recorremos na base de entidades e recursos online especializadas com orientações e recomendações importantes, tais como critérios, requisitos técnicos da SciElo.
  • O Consultor é o profissional encarregue de fazer a ponte entre Revista Ntetembwa e colaboradores Internacionais para divulgação da produção científica.
  • A Revista Ntetembwa está sujeita do seu Consultor Internacional, cujas rotinas podem dificultar avaliações pontuais.
  • Exige - se do Consultor: projecto de Indexação para Web of Science, Scopus, PMC, SciElo etc; tendentes a elevar a visibilidade da Revista.
  • O Consultor deve relançar Artigos e periódicos científicos para o bem da Revista.
  • Presta revisão e elaboração de instruções metodológicas dos Autores.

Conselho Editorial

  • O Conselho é proposto pelo Editor Chefe, ouvidos os Editores associados, que podem refutar candidaturas mediante justificação concreta e significativa.
  • O membro do Corpo Editorial independentemete da sua área de formação, é Tutor de Artigos, Relatórios Científicos e Periódicos á submeter na Revista Ntetembwa.
  • Propor ao Editor Chefe a revisão dos vários Artigos achados convenientes, acautelando os procedimentos técnico – metodológicos da Revista Ntetembwa.
  • Remeter Carta ao Editor Chefe, de propostas válidas que visam melhorias na Edição, Editoração e internacionalização da Revista Ntetembwa junto dos Indexadores.
  • Os membros do Corpo Editor, podem escrever na Revista Ntetembwa, excepto o Reitor da Revista Ntetembwa, evitando o incesto académico. 

 

 

©. CEICA – ISPT em Luanda, 15 de Setembro de 2020

®.ID – Contacto: Santomadomba@gmail.com; Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy


Links:

Sistema de Submissão:
app.periodikos.com.br/journal/Ntetembwa/config

Ntetembwa - ISPT

Share this page
Page Sections