Ntetembwa
https://app.periodikos.com.br/journal/santomadomba/article/68839232a95395590a7ea0f5
Ntetembwa
Pesquisa Bibliográfica

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS, PEDAGÓGICOS E DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA MULTIGRADO PHILOSOPHICAL, PSYCHOLOGICAL, PEDAGOGICAL AND DIDACTIC FOUNDATIONS OF MULTIGRADE PHYSICAL EDUCATION

PHILOSOPHICAL, PSYCHOLOGICAL, PEDAGOGICAL AND DIDACTIC FOUNDATIONS OF MULTIGRADE PHYSICAL EDUCATION

Humberto Espinosa Leyva - Licenciado em Cultura Física. Máster em Atividade Física na Comunidade. Professor Assistente. Instituição educativa Ulises Góngora Valera. Guisa. Granma (Cuba). humberto721213@gmail.com https/orcid.org/0000-0002-7039-6843 Víctor Luis Olivera Rodríguez - Licenciado em Cultura Física. Doutor em Ciências da Cultura Física. Professor Titular. Faculdade de Cultura Física. Universidade de Granma. Bayamo. (Cuba). voliverar@udg.co.cu https/orcid.org/0000-0003-312-0826 José Ezequiel Garcés Carracedo - Licenciado em Cultura Física. Doutor em Ciências da Cultura Física. Professor Titular. Faculdade de Cultura Física. Universidade da Granma. Bayamo. (Cuba). jgarcesc@udg.co.cu hhps/orcid.org/0000-0001-6340-9450

Downloads: 0
Views: 15

Resumo

A Educação Física multigrado constitui uma prioridade nos momentos atuais no nível educativo de primário em zona rural, por isso, o objetivo de a investigação é determinar os fundamentos filosóficos, psicológicos, pedagógicos e didáticos da Educação Física nos grupos aulas multigrado. O estudo se desenvolveu na instituição educativa Ulises Góngora Valera, do município de Guisa, na província da Granma, em Cuba, e responde ao projeto aperfeiçoamento da direção do processo pedagógico para uma educação inclusiva e qualidade nos meninos e adolescentes (Escola 2030), da direção provincial de educação de Granma, pela necessidade de precisar as bases epistemológicas que a sustentam e justificam. A proposta atual, a partir da sistematização teórica e o emprego de diversos métodos de investigação, tales como: os teóricos, histórico-lógico, o analítico-sintético, e métodos empíricos como, análise dos documentos, a observação estructurada não participante e abierta, que permitiu sentar as bases filosóficas, psicológicas, pedagógicas e didáticas que sustentam o processo da Educação Física nos grupos aulas multigrado.

PALAVRAS-CHAVES: Educação Física. Multigrado. Educandos.

Palavras-chave

Educação Física. Multigrado. Educandos.

References

BIBLIOGRAFIA.

 

Anderson, M. J. (2022).  "Psychological Insights for Effective Physical Education in Multigrade Classrooms". Boston: McGraw-Hill Education.

Anderson, M. J. (2021). "Effective Pedagogical Approaches in Multigrade Physical Education". Toronto: Academic Press.

Ballou, D., & Podgursky, M. (1995). «Rural schools – fewer highly trained teachers and special programs, but better learning environment». Rural Developmental Perspectives, vol. 10 (3), pp. 6-16.

Carter, E. R. (2023). "Multigrade Classrooms: Pedagogical Insights for Physical Education". Melbourne: Springer.

Chang, S. N. (2023). "Innovations in Didactics for Multigrade Physical Education".  Toronto: Routledge.

Díaz, L. M. (2021). "Perspectivas Filosóficas da Educação Física em Contextos Multigrado".  Vila Clara:  Editorial Universitária.

Ezpeleta, J. (1997). Alguns desafios para a gestão das escolas multigrado. Revista  Iberoamericana de Educação, 15. 101-120, Disponível em:   http://www.rieoei.org/oeivirt/rie15a04.htm

Hardré, P.L., & Reeve, J. (2003). «A motivational model of rural students’ intentions to persistin, versus drop out of high school». Journal of Educational Psychology, vol. 95(2), pp. 347-356.

Hardré, P.L., & Sullivan, D. (2008). «Classroom environments and student differences: How they contribute to student motivation in rural high schools». Learning and  Individual Differences, núm. 18, pp. 471-485.

Hardré, P.L.,  Sullivan, D.W., & Crowson, H. M. (2009). «Student Characteristics and Motivation in Rural High Schools». Journal of Research in Rural Education, vol. 24(16), pp. 24-16.

Hernández, M. (2022).  "Pedagogia e Educação Física: Enfoque para Salas-de-aula Multigrado".  Holguín: Editorial Sanlope.

Khattri, N., Riley, K. W., & Kane, M. B. (1997). «Students at risk in poor, rural areas: A review of the research». Journal of Research in Rural Education, vol. 13(2), pp. 79-100.79-100.

Litlle, A.W. (2001). «Multigrade teaching: towards an internacional research and

policy agenda». International Journal of Educational Development, núm. 21, pp. 481-497.

Martínez, R. E. (2020).  "Metodologia Didática em Educação Física para aulas Multigrado". Vila Clara:  Editorial Universitária.

McKenzie, T. A. (2021). "Philosophy and Practice of Physical Education in Multigrade Contexts". Toronto: Pearson Education.

Pérez, J. A. (2021). "Didática da Educação Física: Provocações em Salas-de-aula Multigrado". Holguín: Editorial Sanlope.

Pérez, A. M. (2021). "A Educação Física de uma Perspectiva Pedagógica em Classes Multigrado". Vila Clara:  Editorial Universitária.

Pérez, L. (2020). "Educação Física e Desenvolvimento Psicológico em Classes Multigrado". Vila Clara: Editorial Universitária.

Pérez, M. (2019). "La Educación Física en el Aula Multigrado: Reflexiones Filosóficas". Santiago de Cuba: Editorial Oriente.

Rodríguez, Á. L. (2021). "Psicologia Educativa e Educação Física: Um Enfoque Multigrado".  Holguín:  Editorial Sanlope.

Thompson, E. R. (2020). "The Role of Psychology in Multigrade Physical Education". Toronto: Pearson Education.

Wilson, J. P. (2021).  "Effective Didactic Strategies for Multigrade Physical Education". Sydney: Wiley-Blackwell.

Wiggins, S. L. K. (2019). "Reconceptualizing Physical Education: Multigrade Classrooms and Philosophical Underpinnings". Nueva York: McGraw-Hill Education.


Submitted date:
05/19/2025

Reviewed date:
06/26/2025

Accepted date:
07/25/2025

Publication date:
07/25/2025

68839232a95395590a7ea0f5 santomadomba Articles
Links & Downloads

Ntetembwa - ISPT

Share this page
Page Sections