PhD Scientific Review
https://app.periodikos.com.br/journal/revistaphd/article/6072167ca95395595c544703

PSCR

Original Educação

PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DA EJA PARA SE MANTER NA ESCOLA

Andréia Gabriela Andrade da Silva Nery

Downloads: 27
Views: 2231

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para se manter na escola, refletindo sobre a realidade da vida dos discentes, as estratégias e métodos utilizados para acompanhar à aprendizagem e a dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, pois assim como as crianças, jovens, adultos e até mesmo pessoas idosas tem as mesmas dificuldades na aprendizagem, porém a diferença está na maturidade e rapidez da assimilação do conteúdo. Neste trabalho o instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o questionário aplicado a dois alunos da EJA em Martins-RN, o aluno A cursa na modalidade à distância e a aluna B cursa presencial. Ambos alunos são pessoas que na infância teve que abrir mão da educação para trabalhar e consequentemente não concluíram os estudos o ensino fundamental e médio na idade própria. Consolidou-se um novo paradigma pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador pernambucano Paulo Freire. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a força de vontade e o sonho em ter um diploma de nível superior, vale o esforço que o caminho é árduo, mas nunca é tarde para aprender. Para isso é necessário também políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola.

 

Palavras-chave

Educação de jovens e Adultos (EJA). Permanência na escola. Modalidade de ensino.  

Referências

TEBET, Ramez senador. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília-2005. Disponível em:https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. (pág.39). Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf

 

MOREIRA, Valéria da Silva. Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão sobre o abandono escolar. Brasília – DF Universidade de Brasília / Faculdade de Educação (trabalho final de curso), 2014. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nara Maria Pimentel. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/13165/1/2014_Val%C3%A9riadaSilvaMoreira.pdf

 


Submetido em:
27/03/2021

Revisado em:
31/03/2021

Aceito em:
10/04/2021

Publicado em:
10/04/2021

6072167ca95395595c544703 revistaphd Articles
Links & Downloads

PSCR

Share this page
Page Sections