PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DA EJA PARA SE MANTER NA ESCOLA
Andréia Gabriela Andrade da Silva Nery
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para se manter na escola, refletindo sobre a realidade da vida dos discentes, as estratégias e métodos utilizados para acompanhar à aprendizagem e a dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, pois assim como as crianças, jovens, adultos e até mesmo pessoas idosas tem as mesmas dificuldades na aprendizagem, porém a diferença está na maturidade e rapidez da assimilação do conteúdo. Neste trabalho o instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o questionário aplicado a dois alunos da EJA em Martins-RN, o aluno A cursa na modalidade à distância e a aluna B cursa presencial. Ambos alunos são pessoas que na infância teve que abrir mão da educação para trabalhar e consequentemente não concluíram os estudos o ensino fundamental e médio na idade própria. Consolidou-se um novo paradigma pedagógico para a educação de adultos, cuja referência principal foi o educador pernambucano Paulo Freire. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a força de vontade e o sonho em ter um diploma de nível superior, vale o esforço que o caminho é árduo, mas nunca é tarde para aprender. Para isso é necessário também políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola.
Palavras-chave
References
TEBET, Ramez senador. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília-2005. Disponível em:https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. (pág.39). Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf
MOREIRA, Valéria da Silva. Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma reflexão sobre o abandono escolar. Brasília – DF Universidade de Brasília / Faculdade de Educação (trabalho final de curso), 2014. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nara Maria Pimentel. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/13165/1/2014_Val%C3%A9riadaSilvaMoreira.pdf
Submitted date:
03/27/2021
Reviewed date:
03/31/2021
Accepted date:
04/10/2021
Publication date:
04/10/2021