Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo

SER PROFESSOR: VOCAÇÃO OU FALTA DE OPÇÃO? Os motivos que envolvem a escassez de jovens na profissão docente no Brasil

BEING A TEACHER: VOCATION OR LACK OF OPTION? You reasons that involve the shortage of young people in the teaching profession in the Brazil

Sidnei Ferreira de Araújo 1, Marcelo Máximo Purificação 2

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Resumo

Apesar dos altos investimentos, o sistema educacional brasileiro tem se mostrado ineficaz devido aos maus resultados obtidos pelos alunos em exames institucionais. Esse nível de aprendizagem aquém do esperado costuma ser atribuído à falta de atualização profissional dos professores diante das novas demandas tecnológicas e pedagógicas, além da falta de ímpeto dos governos em buscar soluções para a desvalorização dos profissionais da educação. Este estudo tem como objetivo investigar as causas da aversão à possibilidade de ingresso na carreira docente adquirida por jovens do ensino fundamental e médio ao longo de sua permanência na educação básica. Por meio de revisões bibliográficas e censos, a pesquisa corrobora a tese do envelhecimento progressivo dos professores de 2009 a 2018 e o baixo interesse dos jovens pelo ensino. O estudo também revela o cenário de perda de empregos motivada por baixos salários e condições de trabalho. Para aumentar a atratividade da carreira docente, não basta investir apenas em reformas estruturais e na oferta de empregos, é preciso mudar o rumo dos objetivos das políticas públicas de educação. É necessário investimento na melhoria dos salários e plano de carreira docente para que os alunos sintam interesse na profissão. Por mais que esteja em uma escola estruturada e com todos os materiais necessários, o professor não fará um trabalho satisfatório se não se sentir valorizado e acolhido no ambiente escolar.

Palavras-chave

Carreira docente; Jovem; Desvalorização profissional.

Abstract

Despite the high investments, the Brazilian educational system has been shown to be ineffective due to the poor results obtained by students in institutional exams. This level of learning below expectations is usually attributed to the lack of professional updating of teachers in the face of new technological and pedagogical demands, in addition to the lack of impetus from governments to seek solutions for the devaluation of education professionals. This study aims to investigate the causes of aversion to the possibility of entering the teaching career acquired by young people in elementary and high school throughout their stay in basic education. Through bibliographic reviews and censuses, the research corroborates the thesis of the progressive aging of teachers from 2009 to 2018 and the low interest of young people in teaching. The study also reveals the scenario of job losses motivated by low wages and working conditions. To increase the attractiveness of the teaching career, it is not enough to invest only in structural reforms and in the offer of jobs, it is necessary to change the direction of the objectives of public education policies. Investment in improving salaries and a teaching career plan is necessary for students to feel an interest in the profession. As much as he is in a structured school and with all the necessary materials, the teacher will not do a satisfactory job if he does not feel valued and welcomed into the school environment 

Keywords

Teaching carrer; Young; Professional devaluation

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Submetido em:
08/09/2020

Aceito em:
12/12/2020

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