CONQUISTAS NA CARREIRA DOCENTE DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR/SERRINHA-BA: PERCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
ACHIEVEMENTS IN THE TEACHING CAREER OF GRADUATES FROM THE PEDAGOGY COURSE/PARFOR/SERRINHA-BA: PERCEPTIONS ABOUT PROFESSIONAL DEVELOPMENT PROCESSES
1.Erica de Jesus Santos; 2. Ivonete Barreto de Amorim; 3. Sandra Célia Coelho Gomes da Silva
Resumo
O presente artigo intitulado Conquistas na carreira docente de egressas do curso de Pedagogia/Parfor/Serrinha-BA: percepções sobre os processos de desenvolvimento profissional, que teve como objetivo elencar as conquistas concernentes à carreira docente de egressas do curso de Pedagogia/PARFOR-Serrinha-BA que emergiram dos processos de desenvolvimento profissional. O referencial teórico foi ancorado nas contribuições de: Amorim e Ribeiro. (2018), Day (2001), Gatti e Barreto (2009), Minayo (2000), Nóvoa (2009), Ramalho et al. (2014). O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista narrativa, das quais emergiram três categorias, a seguir: compreensão acerca do desenvolvimento profissional docente, conquistas da formação na atuação docente, perspectivas de novas conquistas no desenvolvimento profissional. Conclui-se que é veementemente importante o profissional da educação estar em constante formação para assim melhorar suas práticas e realizações, tanto pessoais quanto profissionais. Contudo, a profissionalização do educador é essencial, uma vez que ele é o sujeito capaz de fazer transformações na vida dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
Palavras-chave
Abstract
This article entitled Achievements in the teaching career of graduates of the Pedagogy course/Parfor/Serrinha-BA: perceptions about the processes of professional development, which aimed to list the achievements concerning the teaching career of graduates of the Pedagogy course/PARFOR-Serrinha -BA that emerged from professional development processes. The theoretical framework was anchored in the contributions of: Amorim and Ribeiro. (2018), Day (2001), Gatti and Barreto (2009), Minayo (2000), Nóvoa (2009), Ramalho et al. (2014). The methodological path consisted of a qualitative research, using the narrative interview as an instrument for collecting information, from which three categories emerged, as follows: understanding about the professional development of teachers, achievements in training in teaching, perspectives of new achievements in professional development . It is concluded that it is vehemently important for education professionals to be in constant training in order to improve their practices and achievements, both personal and professional. However, the professionalization of the educator is essential, since he is the subject capable of transforming the lives of the subjects involved in the learning process.
Keywords
Referências
AMORIM, Ivonete Barreto de. Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de professoras egressas do Curso de Pedagogia do PAFOR. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; SILVA, Sandra Célia Coelho Gomes; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. (Org.) Educação em Perspectivas: Interfaces do Saber Insurgente – Curitiba: CRV, 2018. (p.31- 46).
DAY, Christopher. Os professores enquanto investigadores. Compreender O desenvolvimento profissional dos professores: experiência, saber-fazer Profissional e competência. As condições de trabalho dos professores: as salas De aula, as culturas e a liderança. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.47-144.
_________. Ser professor desenvolver-se como profissional, in: Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto - Portugal, 2001. P.15-45.
GATTI, Angelina Bernadete. BARRETO, Elba Siqueira de Sá. A formação continuada em questão. In: GATTI, Angelina Bernadete. BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios – Brasília, UNESCO-2009. (p.199-234).
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.
NÓVOA, António. Professores: o futuro ainda demora muito tempo? In: Nóvoa, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009, p.09-24.
PORTELA, Regina Lúcia dos Santos. Os ministérios de Clarice: narrativas de professoras egressas da primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do Parfor UFBA sobre a formação. 2019.137 f. Dissertação (Pós-graduação) Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 2019.
RAMALHO, Betânia Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Um Quadro Paragmático para a mudança a propósito da formação e da Profissionalização docente inicial. In: Formar o professor, profissionalizante o ensino: perspectivas e desafios. 2º ed. Porto Alegre: Saulina, 2014. p. 17-47
RAMALHO, Betânia Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Para saber o rumo da mudança: a propósito de um modelo profissional, In: Formar o professor, profissionalizante o ensino: perspectivas e desafios. 2º ed. Porto Alegre Saulina, 2014. p.97-132.
SILVA, Thayane Mayara Carvalho. Repercussões da formação e da não formação de professores em suas práticas pedagógicas. 2015. 60 f. monografia- Universidade do Estado da Bahia, Serrinha-BA, 2015.
Submetido em:
30/03/2020
Aceito em:
23/05/2020