Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/67647e2ca953955c0149a0f4
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O USO DAS TECNOLOGIAS E O SABER DOCENTE DOS FUTUROS PROFESSORES PEDAGOGOS

THE USE OF TECHNOLOGIES AND THE TEACHING KNOWLEDGE OF FUTURE PEDAGOGY TEACHERS

Poliana vieira soares costa 1; Marcelo Máximo Purificação 2

Downloads: 0
Views: 40

Resumo

Este texto foi elaborado no âmbito da formação inicial na Pedagogia da UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros –. Seu objetivo é promover a reflexão sobre a integração de tecnologias na formação de futuros educadores de matemática voltados para os anos iniciais, com ênfase no uso pedagógico desses recursos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em documentos e na literatura, fundamentada no modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico Tecnológico do Conteúdo). Acreditamos que esse modelo pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, especialmente em relação à aplicação eficiente das tecnologias em sua prática educacional.

Palavras-chave

Educação. Pedagogia. Tecnologia. Anos Iniciais. TPACK.

Abstract

This text was crafted within the scope of initial training in Pedagogy at UNIFIMES - University Center of Mineiros. Its objective is to promote reflection on the integration of technologies in the training of future mathematics educators focused on the early years, with an emphasis on the pedagogical use of these resources. It is a qualitative research study based on documents and literature, grounded in the TPACK model (Technological Pedagogical Content Knowledge). We believe that this model can contribute to the professional development of educators, especially regarding the efficient application of technologies in their educational practice.

Keywords

Education. Pedagogy. Technology. Early Years. TPACK.

Referências

AMADO, N. O professor estagiário de matemática e a integração das tecnologias na sala de aula: relações de mentoring numa constelação de práticas. 2007. 723 f. Tese (Doutorado em Matemática – Especialidade em Didática da Matemática) - Universidade do Algarve, Algarve, 2007.

AMADO, N. M. P.; CARREIRA, S. P. G. Recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem matemática. In: DULLIUS, M. M.; QUARTIERI, M. T. (Org.). Explorando a matemática com aplicativos computacionais: anos iniciais do ensino fundamental. Lajeado: Editora da Univates, 2015. p. 9-18.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORBA, M. C.; NEVES, L. X.; DOMINGUES, N. S. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de matemática. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, v. 9, n. 1, 2018.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 13 dez. 2021.

BRASIL. Programa de formação inicial para professores em exercício na educação infantil – PROINFANTIL. Brasília: MEC/SEB/SEED, v. 2, unidade 3, 2005. 68 p.

BRASIL. PISA 2020. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. 3. ed. Brasília, DF: MEC/SEF, 2001.

CIBOTTO, R. A. G. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: uma experiência na Licenciatura em Matemática. 2015. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSCar, São Carlos, 2015.

CIBOTTO, R. A. G.; OLIVEIRA, R. M. M. A. O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) na formação inicial do professor de matemática. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 8., 2013, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: UEPR, 2013.

COX, S.; GRAHAM, C. R. Diagramming TPACK in practice: using an elaborated model of the TPACK framework to analyze and depict teacher knowledge. TechTrends, v. 53, n. 5, p. 60-69, 2009.

GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GARCIA, J. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 201-213, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1489/1489.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.

GATTI, B. A. "Nossas faculdades não sabem formar professores". Entrevista concedida a Flávia Yuri Oshima. Revista Época, São Paulo, 11 nov. 2016. Atualizada em 9 jun. 2017. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/educacao/noticia/2016/11/bernardete-gatti-nossas-faculdades-nao-sabem-formar-professores.html. Acesso em: 5 maio 2021.

GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F. O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) na formação inicial de professores de matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. 2019. 365 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/39751. Acesso em: 13 dez. 2021.

HARRIS, J.; MISHRA, P.; KOEHLER, M. Teachers’ technological pedagogical content knowledge and learning activity types: curriculum-based technology integration reframed. Journal of Research on Technology in Education, v. 41, n. 4, p. 393-416, 2009.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2003.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Ed.). The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. New York: MacMillan, 2008. p. 3-30.

MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade. São Paulo: Avercamp, 2010.

MAZON, M. J. S. TPACK (Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Tecnológico): relação com as diferentes gerações de professores de matemática. 2012. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2012.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

MONSALVE, R. D. L. Aplicação do modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo) para fortalecer o raciocínio lógico nos processos de ensino de matemática na décima primeira série do Colégio Nelson Mandela - Bogotá DC. 2018. Dissertação de mestrado - Mestrado em Projetos Educacionais Mediados pela TIC, CHÍA, 2018.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, maio/ago., 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006. Acesso em: 20 jun. 2021.

NETO, A. S.; MENDONÇA, G.; MENDES, L. Os usos pedagógicos das tecnologias digitais no currículo escolar: implicações na formação de professores. In: BUSARELLO, R. I.; BIEGING, P.; ULBRICHT, V. R. (Org.). Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015. 410 p.

OLIVEIRA, H.; HENRIQUES, A.; GUTIÉRREZ-FALLAS, L. A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de matemática. Perspectiva, v. 36, n. 2, p. 421-446, 2018. DOI: 10.5007/2175-795X.2018v36n2p421.

OCDE - ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. São Paulo: Coedição Moderna: OCDE, 2006.

PURIFICAÇÃO, M. M. O professor estagiário de pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás – Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado, RS, 2022.

PURIFICAÇÃO, M. M.; AMADO, N. M. P.; CATARINO, E. M. O uso pedagógico das tecnologias e o desenvolvimento do conhecimento matemático dos professores dos anos iniciais: impactos no desenvolvimento regional. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 21, n. 5, p. 1-21, 2024.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.

UNESCO. Global citizenship education: topics and learning objectives. Paris: UNESCO, 2015. Disponível em: https://en.unesco.org/news/global-citizenship-education-topics-and-learning-objectives.


Submetido em:
13/11/2024

Aceito em:
17/12/2024

67647e2ca953955c0149a0f4 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections