Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66cbbe1ba9539561c1709712
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA UATI: NARRATIVAS DE IDOSAS SOBRE O PROCESSO DE (RE)INCLUSÃO SOCIAL

THE PEDAGOGIST AND HIS PROFESSIONAL PERFORMANCE AT UATI: NARRATIVES FROM ELDERLY WOMEN ABOUT THE PROCESS OF SOCIAL (RE)INCLUSION  

Paloma Catarina de Araújo Rocha 1; Ana Cristina Silva de Oliveira Pereira 2.

Downloads: 1
Views: 109

Resumo

em Pedagogia, Campus XI/UNEB, desenvolvido a partir das seguintes questões norteadoras: Qual papel do(a) Pedagogo(a) perante  o processo de (re)inclusão social das alunas da UATI? Como elas se percebem nesse  processo? O objetivo geral foi compreender a relação entre o papel do(a) Pedagogo(a) na  UATI e a (re)inclusão social das suas alunas, a partir das narrativas (auto)biográficas.  A pesquisa foi de abordagem qualitativa, com inspiração na (auto)biografia, com entrevistas narrativas e oficinas pedagógicas, tendo como colaboradoras alunas da UATI, Campus XI/Serrinha-BA. A fundamentação desenvolveu-se à luz de autores/teóricos renomados na discussão, a saber: Guerra (2012); Nóvoa/Finger (2010); Saviani (1985); Freire (1996), dentre outros. O estudo revelou que o(a) Pedagogo(a) possui uma função essencial para  fortalecer/incentivar a (re)inclusão social das idosas; as narrativas revelaram que elas se sentem mais ativas e participativas, buscando ressignificar seu papel na sociedade.

Palavras-chave

inclusão social; pedagogo; narrativas de idosas; UATI.  

Abstract

This writing is the result of the Final Work of the Degree in Pedagogy, Campus UATI? How do they perceive themselves in this process? The general objective was to understand the relationship between the role of the Pedagogue at UATI and the social (re)inclusion of its students, based on (auto)biographical narratives. The research had a qualitative approach, inspired by (auto)biography, with narrative interviews and pedagogical workshops, with students from UATI, Campus XI/Serrinha-BA, as collaborators. The foundation was developed in light of renowned authors/theorists in the discussion, namely: Guerra (2012); Nóvoa/Finger (2010); Saviani (1985); Freire (1996), among others. The study revealed that the Pedagogue has an essential role in strengthening/encouraging the social (re)inclusion of elderly women; the narratives revealed that they feel more active and participatory, seeking to give new meaning to their role in society.

 

Keywords

social inclusion; pedagogue; narratives of elderly women; UATI.

Referências

ASSIS, M.; DIAS, R.; NECHA, Ruth. A Universidade para a Terceira  Idade na construção da cidadania da pessoa idosa. In: ALCÂNTARA, Alexandre; CAMARANO, Ana; GIACOMIN, Carla. Política nacional do idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 199 a 210. Disponível em https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7253 . Acessado em 28/11/2023.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura.  São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOLÍVAR, A. “De nobis ipsis silemus?” Epistemologia de la investigación biográficonarrativa em educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, p 1-26, 2002.

BRASIL. Lei nº 13.535, de 15 de dezembro de 2017. Altera o art. 25 da Lei nº 10.741, de 1º.10. 2003 (Estatuto do Idoso), para garantir aos idosos a oferta de cursos e programas de extensão pelas instituições de educação superior. Disponível  em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2017/lei/L13535.htm  Acesso em 25/06/2023

BRASIL,  Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htmAcesso em 28/06/2023

BRASIL,  Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm  . Acesso em 28/06/2023

CALIMAN, G. Pedagogia social, relações humanas e educação. In: MAFRA, J. F.;

BATISTA, J.C.F.; BATISTA, A.M.H. Educação básica: concepções e práticas. São Paulo, BT Acadêmica, 2015.

FONSECA, M. J. M. Introdução à hermenêutica de Paul Ricoeur. Millenium: Revista do Instituto Politécnico de Viseu, Lisboa, n. 36, maio 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006. Disponíviel em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034  acesso em março 2024.

GUERRA, Sérgio. Os caminhos da UATI. Salvador: EDUNEB, 2012.

Agência IBGE; Umberlândia; 01/11/2023; https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/38186-censo-2022. Acessado em 03/12/2023 às 17h:55.

Agência IBGE; Umberlândia; 29/11/2023:https://agenciadenoticias.ibge. gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/38455-em-2022-expectativa-de-vida-era-de-75-5-anos  Acessado em 03/12/2023 às 18h:10.

NUNES, Fernando. A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e a extensão Universitária: Ressignificando a práxis acadêmica na UNEB - CAMPUS XI.

SAVIANI, Demerval. Sentido da pedagogia e o papel do pedagogo. In: Revista ANDE, São Paulo, nº 9, 1985. Serrinha. Cidadania em Ação: Revista de extensão e cultura, Florianópolis, v. 2, n 1, p. (62-73), jan./jun. 2018.

SOUZA, Elizeu C. de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação).– Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. Disponível em : https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10267/1/Tese_Elizeu%20Souza.pdf .Acesso em 26/06/2023.


Submetido em:
03/06/2024

Aceito em:
25/07/2024

66cbbe1ba9539561c1709712 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections