Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA UATI: NARRATIVAS DE IDOSAS SOBRE O PROCESSO DE (RE)INCLUSÃO SOCIAL

THE PEDAGOGIST AND HIS PROFESSIONAL PERFORMANCE AT UATI: NARRATIVES FROM ELDERLY WOMEN ABOUT THE PROCESS OF SOCIAL (RE)INCLUSION  

Paloma Catarina de Araújo Rocha 1; Ana Cristina Silva de Oliveira Pereira 2.

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Resumo

em Pedagogia, Campus XI/UNEB, desenvolvido a partir das seguintes questões norteadoras: Qual papel do(a) Pedagogo(a) perante  o processo de (re)inclusão social das alunas da UATI? Como elas se percebem nesse  processo? O objetivo geral foi compreender a relação entre o papel do(a) Pedagogo(a) na  UATI e a (re)inclusão social das suas alunas, a partir das narrativas (auto)biográficas.  A pesquisa foi de abordagem qualitativa, com inspiração na (auto)biografia, com entrevistas narrativas e oficinas pedagógicas, tendo como colaboradoras alunas da UATI, Campus XI/Serrinha-BA. A fundamentação desenvolveu-se à luz de autores/teóricos renomados na discussão, a saber: Guerra (2012); Nóvoa/Finger (2010); Saviani (1985); Freire (1996), dentre outros. O estudo revelou que o(a) Pedagogo(a) possui uma função essencial para  fortalecer/incentivar a (re)inclusão social das idosas; as narrativas revelaram que elas se sentem mais ativas e participativas, buscando ressignificar seu papel na sociedade.

Palavras-chave

inclusão social; pedagogo; narrativas de idosas; UATI.  

Abstract

This writing is the result of the Final Work of the Degree in Pedagogy, Campus UATI? How do they perceive themselves in this process? The general objective was to understand the relationship between the role of the Pedagogue at UATI and the social (re)inclusion of its students, based on (auto)biographical narratives. The research had a qualitative approach, inspired by (auto)biography, with narrative interviews and pedagogical workshops, with students from UATI, Campus XI/Serrinha-BA, as collaborators. The foundation was developed in light of renowned authors/theorists in the discussion, namely: Guerra (2012); Nóvoa/Finger (2010); Saviani (1985); Freire (1996), among others. The study revealed that the Pedagogue has an essential role in strengthening/encouraging the social (re)inclusion of elderly women; the narratives revealed that they feel more active and participatory, seeking to give new meaning to their role in society.

 

Keywords

social inclusion; pedagogue; narratives of elderly women; UATI.

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Submetido em:
03/06/2024

Aceito em:
25/07/2024

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