Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66cbb796a953955f7709b663
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A ROBÓTICA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

ROBOTICS AS A RESOURCE FOR THE DEVELOPMENT AND LEARNING OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)  

Isabela Santa Rosa Vieira 1; Ana Conceição Alves Santiago 2

Downloads: 0
Views: 156

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, e este tem sido um diagnóstico cada vez mais presente mundialmente, possuindo diversas terapias para um melhor desenvolvimento e aprendizagem. Neste contexto, a Robótica Educacional (RE) surge como um recurso crescente que busca inserir, de forma efetiva, a tecnologia no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças com TEA.  Assim, questiona-se: como a robótica educacional pode contribuir no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com TEA, que são acompanhados no Núcleo Especializado para Pessoas com Espectro do Autismo - NEPEA? A Robótica Educacional tem sido utilizada como recurso no desenvolvimento de crianças com TEA, atendidos no Núcleo Especializado para pessoas com Espectro do autismo (NEPEA), assim, buscou-se compreender como esse recurso pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem destas crianças. Durante os atendimentos no NEPEA, foi possível perceber o potencial da RE, enquanto recurso lúdico e tecnológico.

 

Palavras-chave

robótica educacional; autismo; aprendizagem.

Abstract

Autism Spectrum Disorder (ASD) affects human development in different areas, and this has been a diagnosis increasingly present worldwide, with several therapies for better development and learning. In this context, Educational Robotics (ER) emerges as a growing resource that seeks to effectively insert technology in the learning and development process of children with ASD. Thus, the question arises: how can educational robotics contribute to the development and learning of children with ASD, who are monitored at the Specialized Center for People with Autism Spectrum - SCPAS? Educational Robotics has been used as a resource in the development of children with ASD, assisted at the Specialized Center for People with Autism Spectrum (SCPAS), thus, we sought to understand how this resource can contribute to the development and learning of these children. During the SCPAS consultations, it was possible to perceive the potential of ER as a ludic and technological resource.

Keywords

Educational robotics; Autism; Technologies; Learning.

Referências

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 BARBOSA E SILVA, Rodrigo. Abordagem crítica de robótica educacional: Álvaro Vieira Pinto e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2012. 145 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2012.

CAMPOS, Flavio Rodrigues. Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert: Prática educativa e as tecnologias digitais de informação e comunicação. 2008. Tese de Doutorado (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.

CAMPOS, Flavio Rodrigues. A robótica para uso educacional / Flavio Rodrigues Campos – São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2019.

_______. Currículo, Tecnologias e Robótica na Educação Básica. 2011. 243 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Puc-Sp, São Paulo, 2011.

CÉSAR, Danilo Rodrigues.  Potencialidades e limites da Robótica Pedagógica Livre no processo de (re) construção de conceitos científicos-tecnológicos a partir do desenvolvimento de artefatos robóticos [manuscrito] / Danilo Rodrigues César. – 2009.

CRISTINA, C. I.; JOÃO, C. Robots e necessidades educativas especiais: A robótica educativa aplicada a alunos autistas. Challenges: meio século de TIC na educação. Lisboa: Challenges, 2015. p. 21-35.

D’ABREU, João Vilhete Viegas. Ambiente de aprendizagem baseado no uso de dispositivos robóticos automatizados. In BARANAUSKAS, M. Cecília; MAZZONE, Jaures; VALENTE, José Armando (org.). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. Editora Cortez, São Paulo, 2007.

D’ABREU, João Vilhete Viegas. Integração de dispositivos mecatrônicos para ensino-aprendizagem de conceitos da área de automação./ João Vilhete Viegas D’Abreu. Campinas, SP: [s.n.], 2002.

_________. Uso do computador para controle de dispositivos. In: Valente, José A. (org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, UNICAMP, 1993.

GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, p. 57-63, abr. 1995.

GRANDIN, Temple. O cérebro autista. 3º edição- Rio de Janeiro: Record,

2016.il.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2006.

MARTINS, Agenor. O que é Robótica. São Paulo, Brasiliense, 2006.

MESSIAS, Lídia Gomes de Macêdo; GONÇALVES, Wesley Antonio. Inclusão digital para alunos com Transtorno do Espectro Autista: Um relato experiência na utilização de tecnologia na educação infantil. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1490/1140 . Acesso em: 15 set. 2021.

OLIVEIRA, Jose Antônio Colvara. Robótica com interface da tomada de consciência da ação e conhecimento do objeto, através da metacognição como propulsora da produção do conhecimento [manuscrito] / Jose Antônio Colvara Oliveira; orientador: Antonio Carlos da Rocha Costa; co-orientador: Cleci Maraschin. – Porto Alegre, 2007.

PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo, Editora Brasiliense, 1985. Tradução e prefácio de José A. Valente, da Unicamp, SP.

_______. A computer Laboratory For Elementary Schools. Logo Memo n. 1. Massachusetts: MIT, 1971.

RIBEIRO, Sérgio Fernando C.; CONRADO, L.; LEGEY, Ana Paula. O Uso da Tecnologias Digitais no Desenvolvimento das Crianças com Transtorno de Espectro Autista. Revista Científica Multidisciplinar O Saber - ISSN 2675-9128, [S. l.], v. 3, n. 3, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v3i3.27. Disponível em: https://revistacientificaosaber.com.br/ojs/envieseuartigo/index.php/rcmos/article/view/27. Acesso em: 15 nov. 2021.

RODRIGUEZ, Jesica Paola Casas; PICO, Lilia Edith Aparacio. Un análisis del autismo desde la perspectiva de suinfluencia en familias y la tecnología como facilitador en el manejo de esta condición. Revista Logos, Ciência & Tecnologia, 8(1), 168-182, 2016.

SILVA, Alzira Ferreira da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional / Alzira Ferreira da Silva - Natal, RN, 2009.

SOUSA, S. L.; MARTINS, A. B; OLIVEIRA, A. K. A Tecnologia Assistiva como fonte de Inclusão e Aprendizagem de um aluno com TEA e a Ação do estagiário no ambiente de uma Escola Pública de Marabá Pará, em parceria com Netic/Unifesspa. IV CONEDU, 2017.

TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento. Saúde, 2018. Disponível em: < https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/ >. Acesso em 15 Ago. 2022.

VALENTE, José Armando (org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação–2. Ed. – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998.

ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prática. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

 

 


Submetido em:
10/06/2024

Aceito em:
16/07/2024

66cbb796a953955f7709b663 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections