A ROBÓTICA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
ROBOTICS AS A RESOURCE FOR THE DEVELOPMENT AND LEARNING OF CHILDREN WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)
Isabela Santa Rosa Vieira 1; Ana Conceição Alves Santiago 2
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento humano em diferentes âmbitos, e este tem sido um diagnóstico cada vez mais presente mundialmente, possuindo diversas terapias para um melhor desenvolvimento e aprendizagem. Neste contexto, a Robótica Educacional (RE) surge como um recurso crescente que busca inserir, de forma efetiva, a tecnologia no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças com TEA. Assim, questiona-se: como a robótica educacional pode contribuir no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com TEA, que são acompanhados no Núcleo Especializado para Pessoas com Espectro do Autismo - NEPEA? A Robótica Educacional tem sido utilizada como recurso no desenvolvimento de crianças com TEA, atendidos no Núcleo Especializado para pessoas com Espectro do autismo (NEPEA), assim, buscou-se compreender como esse recurso pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem destas crianças. Durante os atendimentos no NEPEA, foi possível perceber o potencial da RE, enquanto recurso lúdico e tecnológico.
Palavras-chave
Abstract
Autism Spectrum Disorder (ASD) affects human development in different areas, and this has been a diagnosis increasingly present worldwide, with several therapies for better development and learning. In this context, Educational Robotics (ER) emerges as a growing resource that seeks to effectively insert technology in the learning and development process of children with ASD. Thus, the question arises: how can educational robotics contribute to the development and learning of children with ASD, who are monitored at the Specialized Center for People with Autism Spectrum - SCPAS? Educational Robotics has been used as a resource in the development of children with ASD, assisted at the Specialized Center for People with Autism Spectrum (SCPAS), thus, we sought to understand how this resource can contribute to the development and learning of these children. During the SCPAS consultations, it was possible to perceive the potential of ER as a ludic and technological resource.
Keywords
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Submetido em:
10/06/2024
Aceito em:
16/07/2024