Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66cba81aa953955a61577e53
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

O PAPEL DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

The role of games in teaching mathematics in early childhood education.  

Ludmila Batista Pio 1; Marcelo Maximo Purificação (Orientador) 2.

Downloads: 0
Views: 161

Resumo

A utilização de jogos como ferramenta pedagógica no ensino da matemática na educação infantil tem ganhado destaque nos últimos anos devido aos benefícios que oferece para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Este trabalho de revisão aborda a relevância e os impactos dos jogos no ensino de matemática para crianças na educação infantil. Este estudo pretende aborda como os jogos estimulam o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a criatividade e a autonomia das crianças, ao mesmo tempo em que promovem a socialização e o trabalho em equipe. Além disso, enfatiza-se a importância de adaptar os jogos ao nível de desenvolvimento das crianças, tornando-os desafiadores, mas acessíveis. Outro ponto abordado é a relação entre os jogos e a motivação das crianças para aprender matemática. Os jogos proporcionam um ambiente de aprendizado divertido e engajador, que desperta o interesse das crianças pelo assunto, tornando o aprendizado mais significativo. Por fim, são discutidos os desafios e as considerações práticas na implementação de jogos no ensino de matemática na educação infantil, como a seleção adequada de jogos, o acompanhamento dos progressos das crianças e a integração dos jogos no currículo escolar. Portanto este estudo de revisão bibliográfica pretende demonstrar que os jogos desempenham um papel fundamental no ensino da matemática na educação infantil, promovendo o aprendizado de forma lúdica, motivadora e eficaz. Portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino valorizem e incorporem estrategicamente os jogos no contexto da educação infantil.

Palavras-chave

 jogos; matemática; educação infantil

Abstract

The use of games as a pedagogical tool in teaching mathematics in early childhood education has gained prominence in recent years due to the benefits it offers for children's cognitive, social and emotional development. This review work addresses the relevance and impacts of games in teaching mathematics to children in early childhood education. This study aims to address how games stimulate logical reasoning, problem solving, creativity and autonomy in children, while promoting socialization and teamwork. Furthermore, the importance of adapting games to children's developmental level is emphasized, making them challenging but accessible. Another point addressed is the relationship between games and children's motivation to learn mathematics. Games provide a fun and engaging learning environment that sparks children's interest in the subject, making learning more meaningful. Finally, challenges and practical considerations in implementing games in teaching mathematics in early childhood education are discussed, such as appropriate selection of games, monitoring children's progress, and integrating games into the school curriculum. Therefore, this literature review study aims to demonstrate that games play a fundamental role in teaching mathematics in early childhood education, promoting learning in a playful, motivating and effective way. Therefore, it is essential that educators and educational institutions value and strategically incorporate games in the context of early childhood education

Keywords

games; mathematics; child education

References

ALVES Larissa Andrade. A afetividade na Educação Infantil: importância no processo de ensino-aprendizagem. Monografia apresentada como requisito para conclusão do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. Brasília. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica: Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BUSS M. S. Rocha E. A.C. Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, Ahead of print, agosto. 2013

COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETI, Claudia Broetto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. A importância do jogo e da brincadeira na pratica pedagógica. Constr Psicopedag. São Paulo, v.27, n.28, p.37-47, jan/mar. 2019.

DAUDE R.B. Espaços não formais na formação do professor de matemática: uma análise a partir do núcleo de ações educativas da UNU de Goiás/UEG -NEMENF. Universidade Federal de Goiás. Pró-reitoria de Pós-Graduação Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática-MECM. Goiânia, 2014.

DUPRAT, M. C. (. ). Ludicidade na educação infantil. São Paulo: Pearson, 2015.

FIGUEIREDO M.C. Jogo Digital e o conceito de aleatoriedade: aplicação e potencialidades para o ensino e a aprendizagem. Química nova escola, v. 43, n° 3, p. 278-286, São Paulo, Agosto, 2021.

 

PIANEZZER, L. C. M. Pedagogia da Educação Infantil. Indaial: Uniasselvi, 2013.

PUGENS, N. B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos. Intersaberes, Canoas, v. 13, n. 29, p. 354-368, 2018.

PURIFICAÇÃO M.M. O professor estagiário de pedagogia e o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo no ensino de matemática nos anos iniciais: experiência formativa em uma IES do sudoeste de Goiás/Brasil. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari. 2022..

 


Submitted date:
07/31/2024

Accepted date:
08/12/2024

66cba81aa953955a61577e53 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections