REDES OU PAREDES: QUE TIPO DE ESCOLA PRECISAMOS HOJE?
NETWORKS OR WALLS: WHAT KIND OF SCHOOL DO WE NEED TODAY?
Talita Jacinto de Castro Lopes 1; Marcelo Máximo Purificação (Orientador) 2
Resumo
A partir de uma revisão teórica e bibliográfica do livro Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão de Paula Sibilia, este artigo procurou fazer uma reflexão sobre o lugar da tecnologia no ensino e foi questionado se essa tecnologia é suficiente para motivar os alunos a permanecerem nas escolas. A reflexão central foi o fato de que a “escola está em crise” e diante este fato, foi analisado o histórico da instituição escola e observada a sua transformação com o passar dos séculos. O que percebemos foi a necessidade de transformar as escolas em algo ainda não pensado.
Palavras-chave
Abstract
Based on a theoretical and bibliographical review of the book Redes ou Paredes: a Escola em Tempos de Dispersion by Paula Sibilia, this article sought to reflect on the place of technology in teaching and questioned whether this technology is sufficient to motivate students to remain in schools. The central reflection was the fact that the “school is in crisis” and given this fact, the history of the school institution was analyzed and its transformation over the centuries was observed. What we noticed was the need to transform schools into something not yet thought of.
Keywords
Referências
PEIXOTO, J. Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 28, p. 1479-1500, 2007.
PEIXOTO, J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 25, 2016.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Contraponto, Rio de Janeiro, 2012.
Submetido em:
06/05/2024
Aceito em:
05/08/2024