Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

BIOGRAFIA, NARRATIVAS E ITINERÁRIOS FORMATIVOS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PSICANALÍTICO  

BIOGRAPHY, NARRATIVES, AND FORMATIVE JOURNEYS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS: A PSYCHOANALYTIC PERSPECTIVE

Luma Carla Oliveira Carneiro 1; Leila da Franca Soares 2.

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Resumo

O presente artigo analisa as relações entre a formação docente de professoras da educação infantil e os itinerários formativos. A investigação, primeiramente, assume uma pesquisa bibliográfica em torno de conceitos, como inconsciente, significante, significado sob o referencial da psicanálise, através dos autores Freud (2011), Lacan (1998), Dor (1989), Coutinho Jorge (2000) e aborda o conceito de identidade docente, através das autoras D’Ávila; Abreu (2020). Posteriormente, é realizada uma pesquisa biográfica, a partir da escuta de quatro professoras da educação infantil, através de entrevista semiestruturada e produção da linha do tempo dos itinerários formativos. O estudo evidencia quatro categorias de análises: docência e o significante família, docência e o significante trauma, docência e o significante afeto na Educação Infantil e Docência e o significante reflexos formativos. A pesquisa revelou a existência e a interferência de significantes na constituição da identidade docente e no exercício da sua profissão.

Palavras-chave

Identidade docente; psicanálise; educação infantil.  

Abstract

This article examines the relationships between the teaching training of early childhood education teachers and their training itineraries. The investigation first undertakes a bibliographical research around concepts such as unconscious, signifier, and meaning under the framework of psychoanalysis, through authors like Freud (2011), Lacan (1998), Dor (1989), Coutinho Jorge (2000), and addresses the concept of teaching identity by authors D’Ávila; Abreu (2020). Subsequently, a biographical research is conducted, based on listening to four early childhood education teachers through a semi-structured interview and the creation of a timeline of the training itineraries. The study highlights four categories of analysis: Teaching and the significant family, Teaching and the significant trauma, Teaching and the significant affection in Early Childhood Education, and Teaching and the significant formative reflexes. The research revealed the existence and interference of signifiers in the constitution of teaching identity and in the exercise of their profession.

Keywords

Teaching identity; psychoanalysis; child education.

Referencias

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Submitted date:
24/04/2024

Accepted date:
31/05/2024

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