Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/66929186a9539575197bb243
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

IMPACTOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO PERÍODO PÓS- PANDÊMICO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

IMPACTS ON MATHEMATICS LEARNING IN THE POST-PANDEMIC PERIOD: PERCEPTIONS OF TEACHERS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL I

Mariza Santos Oliveira 1; Claudene Ferreira Mendes Rios 2

Downloads: 0
Views: 137

Resumo

Neste artigo, os estudos focaram em quais as percepções dos professores sobre os impactos na aprendizagem matemática dos alunos nos anos iniciais, neste tempo pós-pandêmico, na área rural da cidade de Biritinga-BA? Trata-se de uma pesquisa ancorada na abordagem qualitativa, que contou com a colaboração de 08 (oito) professores que atuam do 1º ao 5º ano em escolas da rede municipal, localizadas na área rural do município de Biritinga-BA, e cujo objetivo geral foi analisar as percepções de professores referente aos impactos na aprendizagem matemática pós pandemia. Dialogamos com Sales e Kenski (2021), Nicácio (2022), Alro e Skovosmose (2010), Freire (2000), Vygotsky (2007), entre outros, e como resultados, os estudos revelam que a pandemia causou impactos a aprendizagem matemática das crianças: falta de concentração, entusiasmo, interesse, discernimento, atenção e maior dependência para realizar as atividades. Também apontam para a necessidade de utilizar práticas inovadoras e dialógicas nas aulas de matemática.

Palavras-chave

Pandemia; impactos na aprendizagem matemática; estratégias inovadoras e dialógicas.

Abstract

In this article, the studies focused on what are teachers' perceptions about the impacts on students' mathematical learning in the early years, in this post-pandemic time, in the rural area of the city of Biritinga? This is a research anchored in a qualitative approach, which included the collaboration of 08 (eight) teachers who work from the 1st to the 5th year in municipal schools, located in the rural area of the municipality of Biritinga-BA, and whose general objective was to analyze teachers’ perceptions regarding the impacts on post-pandemic mathematical learning. We discussed with Sales and Kenski (2021), Nicácio (2022), Alro and Skovosmose (2010), Freire (2015), Vygotsky (2007), among others, and as a result, the studies reveal that the pandemic had impacts on the mathematical learning of children: lack of concentration, enthusiasm, interest, discernment, attention and greater dependence to carry out activities. They also point to the need to use innovative and dialogical practices in mathematics classes

 

Keywords

Pandemic; impacts on mathematical learning; strategies                              innovative and dialogical.  

Referências

ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogos e aprendizagem. In: ALRO, Helle; SKOVOSMOSE, Ole. Diálogos e Aprendizagem em matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 119-143.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas téoricas e práticas: In: o déficit cognitivo e a realidade brasileira. – São Paulo: Summus, 1998.

BARROS, Wisla Silva; et al. Etnomatemática e suas implicações no processo de aprendizagem da matemática no Brasil. The Journal of Engineering and Exact Sciences – Jcec,, vol. 08 n. 05 (2022). https://periodicos.ufv.br/jcec.

BRASIL. LDB: Leis de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. Disponível em: https://saude.gov.br.

CRUZ, José Marcos de Oliveira. Processo de Ensino Aprendizagem na Sociedade da Informação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n.105, p. 1023-1042, set./dez. 2008. https://www.cedes.unicamp.br.

COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETTI, Claudia Broeto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica.  Rev. Contr. Psicopedag. vol.  27, n. 28, p. 37-47, São Paulo, 2019.

https://pepsic.bvsalud.org.

DIAS, Érika. A educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n.112, p. 565-573, Jul/Set. 2021.

https://doi.org/10.1590/S0104-40361202100290112000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, Série Pesquisa em Educação, v. 1, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACHADO, José Nilson. Ensino de matemática: das concepções às ações docentes. In: ARANTES, Valeria Amorim (org.). Ensino de matemática: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2014.

MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. A aprendizagem significativa de: a teoria de Davis Ausubel. São Paulo: Morais, 1982.

NICÁCIO, Marcondes de Lima; NICÁCIO, Rair de Lima. Impactos da pandemia na educação pública do Brasil. Rev. Humanidades e Inovação, v.9, n.27, Palmas- TO, 2022.

SALES, Mary Valda Souza; KENSKI, Vani Moreira. Sentidos da inovação em suas relações com a educação e as tecnologias. Rev. FAEEBA- Ed. e Contemp., Salvador, v. 30, n. 64, p. 19- 35, out./dez. 2021. https://dx.doi.org/1021879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p19-35

UNESCO. Educação: do fechamento das escolas à recuperação. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/covid-19/educacion-response.

VYGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182. p. (psicologia e pedagogia).

 


Submetido em:
27/05/2024

Aceito em:
26/06/2024

66929186a9539575197bb243 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections