LICENCIATURAS, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTOS FORMATIVOS: O TCC COMO COMO PRODUTO ACADÊMICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ORGANIZADORES: Profª Drª. Selma Barros Daltro de Castro (UNEB) Profª Drª. Marcia Torres Neri Soares (UNEB) Prof. Dr. Ronaldo Figueiredo Venas (UFBA)
Produções acadêmicas oriundas da Educação Superior, em especial da formação inicial em Cursos de Licenciatura, caracterizam um esforço coletivo, de professores(as) orientadores(as) e estudantes em nível de graduação, para/na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e diálogos produzidos, do ponto de vista teórico e metodológico, com assunção de diferentes vertentes epistemológicas. Numa primeira dimensão, tais diálogos são caracterizados por dilemas e conflitos, na acepção defendida por Paulo Freire (1997), e travestem-se segundo públicos a quem se destina, justificando-se desse modo, a necessidade de seu compartilhamento por meio deste dossiê. Além disso, suas interfaces com a pós-graduação, protagonizadas por professores e/ou estudantes, oportunizam considerar contribuições e a interdisciplinaridade em níveis lato e/ou stricto sensu. Do ponto de vista da formação docente, as produções do Dossiê reconhecem suas implicações no âmbito das políticas públicas educacionais brasileiras, em especial as condições de trabalho e os desafios decorrentes (Freitas, 2007). Desse modo, sua eminência evidencia as possibilidades investigativas em diversos contextos escolares sugerindo a relevância de olhar à escola sob o crivo do diálogo com seus sujeitos e suas necessidades formativas, sem desconsiderar as questões macro, como exemplificam impactos do descumprimento de legislações vigentes no trato das diferenças e afirmação de identidade no espaço escolar. A interdisciplinaridade é entendida como complementação e/ou ampliação dos saberes disciplinares, numa conjunção “[...] que vai possibilitar, na prática, a efetivação da complexidade do pensamento, dando conta dos fenômenos complexos e da ampliação das experiências teórico-práticas interdisciplinares, que envolvem múltiplos saberes” (Santos; Coelho; Fernandes, 2020), nesse sentido as produções apresentadas no dossiê se inserem como problematizadores de contextos e fenômenos interdisciplinares e trazem contributos para a resolução de problemas nos cenários educativos.As produções resultantes do TCC também possibilitam vislumbrar a continuidade de estudos desenvolvidos, dada sua escassez, evidência e/ou necessidade de ampliação/aprofundamento. Sob outras perspectivas de análise, as produções refletem ainda da possibilidade de “pensar fora de uma visão sectária e fragmentada acerca da produção de conhecimento” (Amorim e Araujo, 2023, p. 36) isto poque revelam ser fruto das inserções dos estudantes em grupos de pesquisas, práticas oriundas de estágios, iniciação científicas e/ou projetos de extensão, experiências formativas que rompem com paradigmas lineares de pesquisa, aproximando estudantes de graduação do ato de investigação científica. Destarte, por considerar a relevância da temática, foram selecionados artigos advindos do processo de formação inicial de professores(as) por meio de pesquisas teóricas e/ou empíricas, cuja centralidade tenha alcançado aspectos que versem sobre: a) experiências educativas advindas de políticas públicas educacionais e a produção do conhecimento no campo da diversidade humana: diálogos e aproximações ao contexto escolar; b) produções com a finalidade de aproximação ao contexto da Educação Básica e o enriquecimento às práticas desenvolvidas nesse nível de ensino, sob o ponto de vista curricular, pedagógico e/ou da organização da política educacional e os modos para materialização de uma gestão democrática; c) possibilidades interdisciplinares para/na difusão do conhecimento; Conforme acreditamos, os estudos emergem nos centros de formação por meio de intervenções pedagógicas, projetos de articulação com a comunidade escolar e sua interface interdisciplinar inerente à ação formativa do/com/para futuros docentes. Dessa forma, o dossiê oportunizará a socialização de resultados de pesquisas, apresentadas no TCC de diferentes Licenciaturas, correspondendo a diversos contextos profissionais, políticos, escolares, sociais e os desafios, cenários, perspectivas da formação docente.
Referências
AMORIM, Ivonete Barreto e ARAÙJO, Érica Santos. Mestrado profissional interdisciplinar: a relevância do projeto integrador na pesquisa colaborativa. In: Ivonete Barreto de Amorim, Rosuel Domingos Lima Pereira (Org). Educação, sociedade e intervenção: interconexões entre pesquisas / – Salvador: EDUFBA, 2023. p 27-48.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Olho dágua, 1997.
FREITAS, Helena Costa Lopes. Dez anos de LDB: tensões e contradições na formação dos profissionais da educação. In: SOUZA, João Valdir Alves de. Formação de Professores para a Educação Básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 143-158.
SANTOS, Genário; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; FERNANDES, Sérgio Augusto Franco Fernandes. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em Revista. 2020; 36:e226532 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698226532 Acesso em 30 abr. 2024.
Submetido em:
06/05/2024
Aceito em:
11/06/2024