Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Editorial

LICENCIATURAS, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTOS FORMATIVOS: O TCC COMO COMO PRODUTO ACADÊMICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ORGANIZADORES: Profª Drª. Selma Barros Daltro de Castro (UNEB) Profª Drª. Marcia Torres Neri Soares (UNEB) Prof. Dr. Ronaldo Figueiredo Venas (UFBA)

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Produções acadêmicas oriundas da Educação Superior, em especial da formação inicial em Cursos de Licenciatura, caracterizam um esforço coletivo, de professores(as) orientadores(as) e estudantes em nível de graduação, para/na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e diálogos produzidos, do ponto de vista teórico e metodológico, com assunção de diferentes vertentes epistemológicas. Numa primeira dimensão, tais diálogos são caracterizados por dilemas e conflitos, na acepção defendida por Paulo Freire (1997), e travestem-se segundo públicos a quem se destina, justificando-se desse modo, a necessidade de seu compartilhamento por meio deste dossiê. Além disso, suas interfaces com a pós-graduação, protagonizadas por professores e/ou estudantes, oportunizam considerar contribuições e a interdisciplinaridade em níveis lato e/ou stricto sensu. Do ponto de vista da formação docente, as produções do Dossiê reconhecem suas implicações no âmbito das políticas públicas educacionais brasileiras, em especial as condições de trabalho e os desafios decorrentes (Freitas, 2007). Desse modo, sua eminência evidencia as possibilidades investigativas em diversos contextos escolares sugerindo a relevância de olhar à escola sob o crivo do diálogo com seus sujeitos e suas necessidades formativas, sem desconsiderar as questões macro, como exemplificam impactos do descumprimento de legislações vigentes no trato das diferenças e afirmação de identidade no espaço escolar. A interdisciplinaridade é entendida como complementação e/ou ampliação dos saberes disciplinares, numa conjunção “[...] que vai possibilitar, na prática, a efetivação da complexidade do pensamento, dando conta dos fenômenos complexos e da ampliação das experiências teórico-práticas interdisciplinares, que envolvem múltiplos saberes” (Santos; Coelho; Fernandes, 2020), nesse sentido as produções apresentadas no dossiê se inserem como problematizadores de contextos e fenômenos interdisciplinares e trazem contributos para a resolução de problemas nos cenários educativos.As produções resultantes do TCC também possibilitam vislumbrar a continuidade de estudos desenvolvidos, dada sua escassez, evidência e/ou necessidade de ampliação/aprofundamento. Sob outras perspectivas de análise, as produções refletem ainda da possibilidade de “pensar fora de uma visão sectária e fragmentada acerca da produção de conhecimento” (Amorim e Araujo, 2023, p. 36) isto poque revelam ser fruto das inserções dos estudantes em grupos de pesquisas, práticas oriundas de estágios, iniciação científicas e/ou projetos de extensão, experiências formativas que rompem com paradigmas lineares de pesquisa, aproximando estudantes de graduação do ato de investigação científica. Destarte, por considerar a relevância da temática, foram selecionados artigos advindos do processo de formação inicial de professores(as) por meio de pesquisas teóricas e/ou empíricas, cuja centralidade tenha alcançado aspectos que versem sobre: a) experiências educativas advindas de políticas públicas educacionais e a produção do conhecimento no campo da diversidade humana:  diálogos e aproximações ao contexto escolar; b) produções com a finalidade de aproximação ao contexto da Educação Básica e o enriquecimento às práticas desenvolvidas nesse nível de ensino, sob o ponto de vista curricular, pedagógico e/ou da organização da política educacional e os modos para materialização de uma gestão democrática; c) possibilidades interdisciplinares para/na difusão do conhecimento; Conforme acreditamos, os estudos emergem nos centros de formação por meio de intervenções pedagógicas, projetos de articulação com a comunidade escolar e sua interface interdisciplinar inerente à ação formativa do/com/para futuros docentes. Dessa forma, o dossiê oportunizará a socialização de resultados de pesquisas, apresentadas no TCC de diferentes Licenciaturas, correspondendo a diversos contextos profissionais, políticos, escolares, sociais e os desafios, cenários, perspectivas da formação docente.

Referências

AMORIM, Ivonete Barreto e ARAÙJO, Érica Santos. Mestrado profissional interdisciplinar: a relevância do projeto integrador na pesquisa colaborativa. In: Ivonete Barreto de Amorim, Rosuel Domingos Lima Pereira (Org). Educação, sociedade e intervenção: interconexões entre pesquisas / – Salvador: EDUFBA, 2023. p 27-48.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Olho dágua, 1997.

FREITAS, Helena Costa Lopes. Dez anos de LDB: tensões e contradições na formação dos profissionais da educação. In: SOUZA, João Valdir Alves de. Formação de Professores para a Educação Básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 143-158.

SANTOS, Genário; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; FERNANDES, Sérgio Augusto Franco Fernandes. A produção científica sobre a interdisciplinaridade: uma revisão integrativa. Educação em Revista. 2020; 36:e226532 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698226532 Acesso em 30 abr. 2024.


Submetido em:
06/05/2024

Aceito em:
11/06/2024

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