PEDAGOGIAS ATIVAS: FORMAÇÃO, MENTORIA E DISCUSSÕES
ACTIVE PEDAGOGIES: TRAINING, MENTORING, AND DISCUSSIONS
Rogério Toscano Araújo 1; Marcelo Máximo Purificação 2
Resumo
As pedagogias ativas de John Dewey, José Carlos Libâneo e E. F. Tiballi representam abordagens educacionais que enfatizam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Cada autor oferece perspectivas únicas sobre como envolver os estudantes de maneira significativa e promover uma educação mais relevante e eficaz. As pedagogias ativas propostas por Dewey, Libâneo e Tiballi compartilham a ênfase na aprendizagem ativa, na construção coletiva do conhecimento e na aplicação prática do aprendizado. Elas reconhecem a importância de engajar os alunos como participantes ativos no processo educacional, incentivando a reflexão crítica e a capacidade de lidar com situações reais. Enquanto Dewey fundamenta suas ideias na aprendizagem experiencial, Libâneo enfatiza o papel mediador do professor e Tiballi traz uma análise crítica sobre as implicações políticas das pedagogias ativas. Em conjunto, essas abordagens oferecem caminhos para uma educação mais dinâmica, contextualizada e centrada no aluno.
Palavras-chave
Abstract
The active pedagogies of John Dewey, José Carlos Libâneo and E. F. Tiballi represent educational approaches that emphasize the active participation of students in the learning process. Each author offers unique perspectives on how to engage students in meaningful ways and promote more relevant and effective education. The active pedagogies proposed by Dewey, Libâneo and Tiballi share the emphasis on active learning, the collective construction of knowledge and the practical application of learning. They recognize the importance of engaging students as active participants in the educational process, encouraging critical reflection and the ability to deal with real situations. While Dewey bases his ideas on experiential learning, Libâneo emphasizes the mediating role of the teacher and Tiballi brings a critical analysis of the political implications of active pedagogies. Together, these approaches offer pathways to a more dynamic, contextualized, and student-centered education.
Keywords
Referências
SPARTA, M. O Desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4 (1/2) 1-11. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100002. Acesso em: 27 jul 2023.
DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1959. (Pág. 13 a 25). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Atualidades pedagógicas, 1976. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1062221/mod_resource/content/1/experiencia-e-educacao-dewey.pdf. Acesso em 15 jul. 2023.
LIBÂNEO, J. C. Metodologias ativas: a quem servem? Nos servem? In: LIBÂNEO, José Carlos; ECHALAR, Adda D. L. Figueiredo; SUANNO, Marilza V. Rosa; IMONTA, Sandra V. (orgs.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: CEPED/Editora UFG, 2022 (E-book). Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_10.html. Acesso em: 20 jul. 2023.
TIBALLI, E. F. Sobre a concepção pragmatista de experiência. Pensamento Educacional Brasileiro: Ensaios. Goiânia: Editora UCG, 2005. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/10_pragmatismo_experiencia_e_educacao_em_john_dewey.pdf. Acesso em 23 jun. 2023.
Submetido em:
04/02/2024
Aceito em:
22/02/2024