INCONSISTÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE
INCONSISTENCIES IN INITIAL TEACHER TRAINING
Meire Cintia Dutra 1, Dostoiewski Champangnatte Marcelo Máximo Purificação
Resumo
A temática abordada no presente artigo refere-se a determinadas inconsistências quanto à formação inicial dos professores com uma vertente na contemporaneidade. A questão central que norteou o presente trabalho é: quais são os principais fatores históricos que contribuíram para o alargamento dessas inconsistências na formação inicial do professor? A importância da presente pesquisa está em verificar a relevância da formação inicial do professor e analisar sua história, para compreender a precariedade desse setor em alguns pontos primordiais, mister se faz avaliar o que se estabelece nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, ou seja, o que se expõe nessa resolução sobre o tema envolto, e refletir sobre os aspectos dessa formação no contexto educacional desse profissional na atualidade. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, que consiste em leituras qualitativas de diversas obras sobre o tema proposto.
Palavras-chave
Abstract
The theme addressed in this article were determined inconsistencies regarding the initial training of teachers with a contemporary aspect. The central question that guided the present work is: what are the main historical factors that contributed to the expansion of these weaknesses in the initial formation of teachers? The importance of this research lies in verifying the relevance of the initial formation of the teacher and analyzing its history, to understand the precariousness of this sector in some primordial points, it is necessary to evaluate what is established in the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education, that is, what is exposed in this resolution on the subject involved, and reflect on the aspects of this training in the educational context of this professional today.The methodology used was bibliographical, which consists of qualitative readings of several works on the proposed theme.
Keywords
References
BASSO, Daniela. AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. (ufj.edu.br).2014 Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/ /view/29044/17224. Acesso em: 20/07/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB- 002-2019-12-20.pdf. Acesso em: 15 jul 2023.
EDUCAÇÃO PARA TODOS, O que são e para que servem as diretrizes curriculares? (todospelaeducacao.org.br) Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/o-que-sao-e-para-que-servem-asdiretrizes-curriculares/. Acesso em 19/07/2023
GATTI, Bernadete Angelina. A Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: as Licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, Dezembro/Janeiro/Fevereiro, 2013-2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164/79909. Acesso em: 10 mai 2023.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. A nova filosofia da educação. Barueri, SP: Manole, 2007.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira. [livro eletrônico] / Leituras Maria Lucia Spedo Hilsdorf. Edições Ltda. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? [livro eletrônico] / José Carlos Libâneo. – 13. ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
MANZI. Ronaldo Filho. Neoliberalismo e educação: conversas e desconversas. – 1. Ed. Curitiba: Editorial Casa, 2022.
NETO, Alexandre Shigunov. História da Educação Brasileira Do Período Colonial ao predomínio das Políticas Educacionais Neoliberais. São Paulo Salta – 2015
PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO BRASILEIRO. e-Mosaicos, [S.l.], v. 11, n. 27, p. 200 - 220, out. 2022. ISSN 2316-9303. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/58873/43643>. Acesso em: 20 jul. 2023. doi:https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58873
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar Maria Luisa Santos Ribeiro – 19 ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção memória da educação)
RIBEIRO Max Elisandro dos Santos. História da educação [recurso eletrônico] / [et al.] ; [revisão técnica : Wilian Junior Bonete]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018.
SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. de S. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar? . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8917. Acesso em: 20 jul. 2023.
Submitted date:
10/25/2023
Accepted date:
12/11/2023