Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

A PROPOSTA INTERACIONISTA DE PIAGET FRENTE ÀS CHAMADAS EPISTEMOLOGIAS TRADICIONAIS

PIAGET'S INTERACTIONIST PROPOSAL IN FRONT OF THE SO-CALLED TRADITIONAL EPISTEMOLOGIES

José Donizet Lobo 1, Marcelo Máximo Purificação 2 (Orientador)

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Resumo

Um dos maiores problemas no campo da história da filosofia e do saber humano diz respeito ao próprio conhecimento humano, a sua gênese e a sua validade. Ao longo da história do pensamento ocidental, duas correntes teóricas apresentaram respostas para essa pergunta, o inatismo e o empirismo. Porém, com o avanço da ciência e da filosofia, tais respostas passaram a ser cada vez mais questionadas, seja no campo teórico, seja no campo da prática.  Piaget se propôs a construir uma teoria que superasse essas correntes. O presente trabalho objetiva apresentar o caminho escolhido, as experiências realizadas e os conceitos que o pensador formulou, como foi fundamentada a sua teoria e, assim, como surgiu a teoria epistemológica chamada interacionismo. A proposta teórica de Piaget é apresentada ao mesmo tempo em que são debatidas as epistemologias tradicionais, sempre na tentativa de se buscar um confronto de ideias que possa dar conta desta questão filosófica fundamental: como é possível o conhecimento humano e como ele ocorre de forma concreta no sujeito.

 

Palavras-chave

Educação. Piaget. Proposta Interacionista. Epistemologias Tradicionais.  

Abstract

One of the biggest problems in the field of the history of philosophy and human knowledge concerns human knowledge itself, its genesis and its validity. Throughout the history of Western thought, two theoretical currents have presented answers to this question, innateism and empiricism. However, with the advancement of science and philosophy, such answers began to be increasingly questioned, whether in the theoretical field or in the field of practice. Piaget set out to build a theory that would overcome these currents. The present work aims to present the path chosen, the experiences carried out and the concepts that the thinker formulated, how his theory was founded and, thus, how the epistemological theory called interactionism emerged. Piaget's theoretical proposal is presented at the same time that traditional epistemologies are debated, always in an attempt to seek a confrontation of ideas that can address this fundamental philosophical question: how human knowledge is possible and how it occurs in a concrete way in the subject.

Keywords

Education. Piaget. Interactionist Proposal. Traditional Epistemologies.

Referencias

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Submitted date:
10/10/2023

Reviewed date:
18/10/2023

Accepted date:
12/12/2023

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