Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/65666363a9539542f66fe053
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

Ideologia da competência dentro do sistema educacional  

Ideology of competence within the educational system

Lucineide Alves dos Santos1, Marcelo Máximo Purificação

Downloads: 0
Views: 122

Resumo

Este artigo propõe discutir sobre como a Ideologia da Competência é evidenciada no sistema educacional, enfatizando o caráter do mérito. Questiona-se se ela é capaz de esconder a desigualdade social de classes, culpabilizando o indivíduo de seu “fracasso” ou “sucesso” no mercado de trabalho. Desse modo, os competentes detentores do conhecimento exercem o domínio sobre os incompetentes. O artigo tem como objetivo discutir a meritocracia na visão da educação e como a ideologia da competência age ocultando a realidade tal como ela é. Por meio do desenvolvimento do artigo, evidencia-se os efeitos negativos que a ideologia da competência traz para o processo de ensino aprendizagem, capaz de interferir negativamente na relação entre professor e estudante.

Palavras-chave

Educação. Ideologia. Meritocracia. Competência.

Abstract

This article proposes to discuss about how the Ideology of Competence is evidenced in the educational system, emphasizing the aspect of merit. It is questioned if this ideology is able to hide the social inequality of classes, blaming the person for his “failure” or “success” in the labor market. Therefore, the competent holders of knowledge exercise dominion over the incompetent ones. The article aims to discuss meritocracy in the view of education and how the ideology of competence acts by hiding reality as it is. Through the development of the article, it is evident the negative effects that the ideology of competence brings to the teaching-learning process, capable of interfering negatively in the relationship between teacher and student.

Keywords

Education. Ideology. Meritocracy. Competence.

Referências

ARBOLEYA, A.; MEUCCI, S. Trajetórias de docentes negros no ensino superior brasileiro e a construção de significados para o mérito “incomum”. 2023. Disponível em: <https://evento.ufal.br/anaisreaabanne/gts_download/Arilda%20Arboleya%20-%201020301%20-%203590%20-%20corrigido.pdf>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2023.

BARBOSA, L. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público, ano 47, vol. 120, n. 3, 1996.

CARDOSO, M. R. G. O professor do ensino superior hoje: perspectivas e desafios. Cadernos da Fucamp, vol.15, n. 23, p. 87-106, 2016. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/837/596. Acesso: 18 de fevereiro de 2023.

CHAUI, M. A ideologia da competência. vol. 3, São Paulo: Editora autentica, 2014.

________. O que é Ideologia? vol. 13, São Paulo: Editora Brasiliense, 2001.

CODATO, A. O conceito de ideologia no marxismo clássico: uma revisão e um modelo de aplicação. Política & Sociedade, vol. 15, n. 32, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304717114. Acesso em: 02 de fevereiro de 2023.

FÁVERO, A. A.; TREVISOL, M. G. Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico. Educação Unisinos, vol. 24, 2020.

GOMES, G. M. Future-se: reflexões a partir de uma ideologia da competência e autoritarismo. Revista Novos Rumos Sociológicos, vol. 7, n. 12, 2019.

HILL, D. O neoliberalismo global, a resistência e a deformação da educação. Currículo sem Fronteiras, vol. 3, n. 2, p. 24-59, 2003. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/curriculo-sem-fronteiras/articulo/o-neoliberalismo-global-a-resistencia-e-a-deformacao-da-educacao. Acesso em: 23 de fevereiro de 2023.

PEREIRA, L. A. dos S. Os desafios enfrentados pelos professores na atualidade. Monografia (Pós Graduação em Fundamentos da Educação), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/206109/PPAU0178-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 23 de fevereiro de 2023.

SOUZA, A. R. da S.; VASCONCELOS, I. F. F. G. de. Meritocracia e gestão de pessoas por competências: tema utópico ou realidade organizacional? Cad. EBAPE.BR, vol. 19, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/B9yzBbYXxCrXB9vVNTrY36L/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 de fevereiro de 2023.

 

SILVA, M. Universidade administrada e ideologia da competência no Brasil contemporâneo. Verinotio revista on-line, n. 20. Ano X, 2015.

SANDEL, M. J. A tirania do mérito: O que aconteceu com o bem comum? ed. 6, São Paulo: Civilização Brasileira, 2020.

VIEIRA, C. M. et al. Reflexões sobre a meritocracia na educação brasileira. Revista Reflexão e Ação, vol. 21, n. esp., p.316-334, 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 12 de fevereiro de 2023.

 


Submetido em:
01/11/2023

Aceito em:
27/11/2023

65666363a9539542f66fe053 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections