AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
THE DIFFERENT CONCEPTIONS OF LEARNING WITH AN EMPHASIS ON CONTEMPORARY EDUCATION
Letícia Cristina Dias Oliveira
Resumo
O presente artigo discute sobre as diferentes concepções de aprendizagem com ênfase na educação contemporânea, a partir das contribuições teóricas. Tendo tal clareza, percebe-se que as abordagens educacionais formais e informais, tomam como base de ideias ditas de uma lógica de ensino imprescindível para viabilizar as mudanças da sociedade, permitindo adentrar na seara que enfatiza a produção do conhecimento e os desafios que emergem o ambiente escolar. Logo, o objetivo geral é analisar as diferentes concepções de aprendizagem com ênfase na educação contemporânea. Por se tratar de um artigo no qual, agregam diferentes perspectivas elencadas nas teorias científicas, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, tendo em vista as pesquisas bibliográficas, nas quais através de artigos, livros, teses, dissertações, estabeleceram a produção deste trabalho. Então, conclui-se que, o papel das instituições educacionais é desempenhar suas funções como um instrumento que se baseia nas visões das teorias de ensino, conduzindo uma ampla diversidade de atividades formais e informais, no intuito de alcançar as necessidades básicas de aprendizado do indivíduo em todas as etapas escolar. Em vista disso, portanto, esse entendimento na educação contemporânea está levando para o outro lado, enfraquecendo as concepções de aprendizagem, devido as vertentes à luz do neoliberalismo, as quais se tornam criticamente uma linguagem capitalista.
Palavras-chave
Abstract
This article discusses the different conceptions of learning with an emphasis on contemporary education, based on theoretical contributions. Having such clarity, it is clear that the formal and informal educational approaches are based on ideas said of an essential teaching logic to make changes in society possible, allowing to enter the field that emphasizes the production of knowledge and the challenges that emerge from the school environment. Therefore, the general objective is to analyze the different conceptions of learning with an emphasis on contemporary education. Because it is an article in which different perspectives listed in scientific theories are added, the methodology used was a qualitative approach, in view of bibliographical research, in which through articles, books, theses, dissertations, they established the production of this work. So, it is concluded that, the role of educational institutions is to perform their functions as an instrument that is based on the visions of teaching theories, conducting a wide variety of formal and informal activities, in order to reach the basic learning needs of the individual. at all school levels. In view of this, therefore, this understanding in contemporary education is leading to the other side, weakening the concepts of learning, due to trends in the light of neoliberalism, which critically become a capitalist language.
Keywords
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 fev. 2023.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Mariana Echalar (Tradutor). São Paulo: Boitempo, 2019.
OUVERNEY, Jamylle Rebouças; SOUZA, José Luiz Amado de Menezes e. Reflexões sobre modelos educacionais contemporâneos: metodologias ativas da aprendizagem, aplicações, desafios e perspectivas. Revista de estudos em linguagem e tecnologia, n. 01, p. 1-16, 2022.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
REGO, Amancio Mauricio Xavier. Educação: concepções e modalidades. Scientia Cum Industria, v. 6, n. 1, p. 38-47, 2018.
ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
SANTOS, José Ricardo Rosa dos; MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Uma reflexão sobre o contexto educacional contemporâneo. Psic. da Ed., São Paulo, 48, p. 79-88, 2019.
SKINNER, Burrrhus Frederic. Teorias de aprendizagem são necessárias? Rev. Brasileira de Análise do Comportamento, vol. 1, nº 1, p. 105-124, 2005.
VALENTE, José Armando. Concepções de aprendizagem. Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp & Ced – PucSP, p. 1-11, 2022. Disponível em: http://catalogo.educacaonaculturadigital.mec.gov.br/hypermedia_files/live/nucleo_de_base1/medias/files/concepcao_aprendizagem.pdf. Acesso em: 01 fev. 2023.
VYGOTSKY, Lev Semiónvich. Obras Escogidas: Fundamentos de defectología. Julio Guillermo Blank (Tradutor), v. 3. Madri: A. Machado Libros S. A.; 2012.
ZITKOSKI, Jaime José et. al. Paulo Freire e a educação contemporânea. In. ROSA, Nilson Carlos da. Pedagogia freireana em diálogo com a sociedade contemporânea: à luz da pedagogia da esperança. 1ª ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021.
Accepted date:
05/06/2023