Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/646e947ca9539505a943a182
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

ENSINO DE FILOSOFIA: UM PROBLEMA PEDAGÓGICO?

TEACHING PHILOSOPHY: A PEDAGOGICAL PROBLEM?

Warley Kelber Gusmão de Andrade 1, Rejane Oliveira da Silva 2.

Downloads: 0
Views: 307

Resumo

Ao abordarmos as questões que envolvem o ensino da disciplina Filosofia na educação básica, devemos nos atentar à forma como esse ensino vem sendo tratado no processo educacional, pois esse fator é fundamental na consolidação desse modo de conhecimento como um elemento vital na formação humana. Assim, este ensaio tem como objetivo discutir e analisar as diversas questões que envolvem o ensino de filosofía na educação básica. E o que se percebe, é que o ensino da filosofia vem ocorrendo somente de forma pedagógica, tornando-o fragmentado, tecnicista e automatizado, e consequentemente ineficaz.

Palavras-chave

Educação, filosofia, ensino, aprendizagem.  

Abstract

When approaching the issues involving the teaching of Philosophy in basic education, we must pay attention to the way this teaching has been treated in the educational process, since this factor is fundamental in the consolidation of this mode of knowledge as a vital element in human formation. Thus, this essay aims to discuss and analyze the various issues that involve the teaching of philosophy in basic education. And what can be seen is that the teaching of philosophy has been taking place only in a pedagogical way, making it fragmented, technical and automated, and consequently ineffective.

Keywords

Education, philosophy, teaching, learning.

Referências

ALVES, D. J. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

 

ALVES, Dalton José. A filosofia como matéria de ensino: história e questões metodológicas. UEPG Humanit, Ponta Grossa, p. 177-187, dez. 2009.

 

BORIN, L. C. Ideias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) − Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 2003.

 

CERVO, Amado Luiz, Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários [por] Amado Luiz Cervo [e] Pedro Alcino Bervian. 3. Ed. São Paulo McGraw-Hill do Brasil, 1983.

 

FULLAT, Octavi. Filosofias da educação. Trad. Pe. Roque Zimmermann. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

GALLINA, Simone Freitas da Silva. A disciplina de filosofia e o ensino médio. In: GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Filosofia no ensino médio. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 34-46. 

 

GALLO, Sílvio. A função da Filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. Revista Sul Americana de Filosofia e Educação, v.2, 2004. 

 

GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em Educação. Revista da Faculdade de Educação da USP, v.32, n.03, São Paulo: Editora da USP, 2006.

 

GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

 

GOMES, P. B. Filosofia: Conceitos e Justificativas. Revela (Praia Grande), v. 1, p. 1-1, 2009.  Disponível em: www.cidadesp.edu.br/old/mestrado_educacao/artigos/egressos/ 20, acesso: 15/05/2013.

 

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n 1. p. 9-43, 2001.

 

PRADI, Ilisabet. Refazendo o percurso: escolhas, olhares e vozes na busca da reflexão sobre educação para o pensar. Itajaí, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí. UNIJUÍ, 2002.

 

SOUZA, Sonia Maria Ribeiro de. Por que Filosofia? Uma abordagem histórico didática do Ensino de Filosofia no 2º grau. Tese de Doutorado, São Paulo: FEUSP, 1992.


Submetido em:
03/04/2023

646e947ca9539505a943a182 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections