Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/646e9049a9539504143027e3
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

MULTICULTURALISMO: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

MULTICULTURALISM: AN ANALYSIS OF THE CHALLENGES OF PEDAGOGICAL PRACTICES

Célia Marina Azarias Souto 1, Janaina Rodrigues Reis Nascimento 2

Downloads: 0
Views: 321

Resumo

Este artigo consiste sobre o multiculturalismo dentro da perspectiva que está elencada nos desafios das práticas pedagógicas, como uma corrente que envolve uma natureza que se dá pela diversidade expressa nos arranjos educacionais e ambientes de ensino que busca socializar com procedimentos que ajudam a minimizar os conflitos sociais, por meio da inserção deste fenômeno social na educação básica de ensino. Partindo para o objetivo geral é analisar os desafios das práticas pedagógicas em face do multiculturalismo. Nesse estudo, a metodologia para o desenvolvimento deste artigo foi com abordagem qualitativa e pesquisas bibliográficas, estabelecendo buscas teóricas por meio de livros, artigos científicos, dissertações, revistas, dentre outros que consistiram para melhor compreensão e interpretação para chegar aos objetivos propostos. Portanto, concluindo este artigo, percebe-se que o multiculturalismo inserido na prática pedagógica constrói discursivamente, desafios para muitos educadores, em razão das concepções nas diferenças de identidade e dos preconceitos, tornando percebida uma realidade cultural em meio de crescentes intolerâncias que trazem implicações tanto na educação, quanto na despreparação desses docentes.

Palavras-chave

Multiculturalismo. Práticas pedagógicas. Educação.

Abstract

This article is about multiculturalism within the perspective that is listed in the challenges of pedagogical practices, as a current that involves a nature that is given by the diversity expressed in educational arrangements and teaching environments that seeks to socialize with procedures that help to minimize the social conflicts, through the insertion of this social phenomenon in basic education. Departing for the general objective is to analyze the challenges of pedagogical practices in the face of multiculturalism. In this study, the methodology for the development of this article was with a qualitative approach and bibliographical research, establishing theoretical searches through books, scientific articles, dissertations, magazines, among others that consisted of a better understanding and interpretation to reach the proposed objectives. Therefore, concluding this article, it is perceived that the multiculturalism inserted in the pedagogical practice discursively constructs challenges for many educators, due to the conceptions in the differences of identity and prejudices, making a cultural reality perceived in the midst of growing intolerances that bring implications both in education, and in the unpreparedness of these teachers.

Keywords

Multiculturalism. Pedagogical practices. Education.

Referências

BARROS, Izeth Nascimento et. al. Educação Inter/Multicultural: Saberes e Práticas Docentes. Curitiba: Appris, 2022.

 

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Multiculturalismo, direitos humanos e educação: a tensão entre igualdade e diferença: relatório de pesquisa. Rio de Janeiro: CNPq/Departamento de Educação, PUC-Rio, 2008b.

 

CANASSA, Júlia Maria Bertin. Multiculturalismo na educação:

Evidências na formação docente. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/216097/canassa_jmb_tcc_rcla.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 10 jan. 2023.

 

MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de. Formação continuada e o currículo com enfoque no multiculturalismo para promover a cidadania no Ensino Infantil. Revista ensino em perspectivas, 3(1), p. 1–11, 2022.

 

PAULINO, Jorge Cardoso. (Empre)Tecendo o ensino de arte: perspectivas multiculturais em livros didáticos e em práticas docentes. 160f. Tese de Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2022/tJorge%20Cardoso%20Paulino.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

 

RIBEIRO, Fabiana de Oliveira; GONÇALVES, Renata de Fátima. Multiculturalismo e educação brasileira: o que um discurso pode nos revelar? Revista Communitas, v. 6, n. 14, p. 2 - 13, 2022.

 

SANTOS, Bruno Freitas. O multiculturalismo na educação. Revista interdisciplinar, vol.14. n. 22. Jun., p. 88 - 100, 2020.

 

SILVA, Tatiana Frazão et. al. A educação para a diversidade e a ação pedagógica centrada no multiculturalismo. Revista pesquisa & educação à distância, n. 28, p. 1 - 6, 2022.

 

TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. Ensinar e aprender no campo da formação de professores: desafios e perspectivas à formação profissional. Revista educativa, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 319-332, jul./dez. 2008.

 


Submetido em:
12/03/2023

Aceito em:
11/05/2023

646e9049a9539504143027e3 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections