Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES: uma abordagem teórica dos projetos do Ensino Fundamental II no 1º semestre de 2022

SCHOOL EDUCATIONAL PURPOSES: a theoretical approach to Elementary School II projects in the 1st semester of 2022

Marta Magna Pina de Souza 1, Marinei Bispo da Paz Botelho 2, Guaraci Eterna de Rezende 3.

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Resumo

A pesquisa trouxe as Finalidades Educativas Escolares: uma abordagem teórica dos projetos do Ensino Fundamental II no 1º semestre de 2022. A escola, ambiente de socialização atua na formação e preparação do indivíduo, integrando-o à sociedade. A elaboração das finalidades educativas pressupõe um alinhamento desta função. As unidades escolares de Goiás trabalham com projetos além do Documento Curricular do Estado de Goiás-DCGO. O estudo objetivou analisar as finalidades educativas escolares em relação aos projetos do ensino fundamental II da Regional de Anápolis, a partir do conceito de FEE e identificar a importância da escola na execução. A metodologia consistiu em uma revisão sistemática da literatura. Fundamentou-se em: Bourdieu (1998), Young (2011), Lenoir (2016), Libâneo (2016), Pessoni (2017), dentre outros. Resultados: os desafios dos professores em relação ao desenvolvimento do planejamento pedagógico em conformidade com as FEE; entrave na atuação em várias plataformas e manter o cumprimento do prazo estipulado. Os alunos possuem ineficiência na leitura e escrita; dificuldade em acompanhar o processo, requerendo do docente flexibilidade e criatividade na condução didática. Constatou-se uma limitação desta ação pelo engessamento dos projetos parceiros. Conclui-se, na visão dos teóricos que a proposta contém pontos positivos, porém, destoam das FEE, quando priorizam a preparação para o ingresso no mercado de trabalho, descuidando da emancipação do aluno. O docente funciona como replicador do programa implantado pelas empresas. A atuação se torna comprometida inviabilizando o processo de interação, em prejuízo do ensino e aprendizagem por se tratar de projetos sem possibilidade de adequação à realidade escolar.

Palavras-chave

Finalidades Educativas. Projetos. Ensino Fundamenal. Rede pública.

Abstract

The research brought on School Educational Purposes: a theoretical approach to elementary school II projects in the 1st semester of 2022. The school, socialization environment acts in the formation and preparation of the individual, integrating him into society. The elaboration of educational purposes presupposes an alignment of this function. The school units of Goiás work with projects in addition to the Curriculum Document of the State of Goiás-DCGO. The study aimed to analyze the educational purposes of school in relation to the projects of elementary school II of the Regional of Annapolis, based on the concept of FEE and identify the importance of the school in the execution. The methodology consisted of a systematic review of the literature. It was based on: Bourdieu (1998), Young (2011), Lenoir (2016), Libâneo (2016), Pessoni (2017), among others. Results: the challenges of teachers in relation to the development of pedagogical planning in accordance with the FEE; obstacle in operating on various platforms and maintaining compliance with stipulated deadline. The students have inefficiency in reading and writing; difficulty in monitoring the process, requiring the teacher flexibility and creativity in didactic conduction. There was a limitation of this action by the plastering of partner projects. It is concluded, in the view of the theorists that the proposal contains positive points, however, they are out of the FEE, when they prioritize the preparation for entering the labor market, neglecting the student's emancipation. The teacher functions as a replicator of the program implemented by the companies. The action becomes compromised, making the interaction process impossible, to the detriment of teaching and learning because it is projects without the possibility of adaptation to the school reality.

Keywords

 Educational Purposes. Projects. Elementary school. Public network

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Submetido em:
12/03/2023

Aceito em:
20/05/2023

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