Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/646e8b27a95395018c490143
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A meritocratização da Permanência Estudantil

The meritocratization of Student Permanence  

Flávio de Oliveira 1, Everton Nery Carneiro 2.

Downloads: 0
Views: 295

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de meritocratização do sistema de assistência estudantil nas universidades estaduais da Bahia, Brasil, criado pela Lei 13.458/15, com foco na realidade da Universidade Estadual da Bahia. O estudo discute o programa Partiu Estágio, que concede bolsas de auxílio com exigência obrigatória de estágio não-curricular. O termo "meritocratização" refere-se ao processo de globalização e criação autocrática de consenso pelas classes dominantes. O estudo considera a dimensão ideológica desse processo como um meio de gestão política, que é um forte instrumento de dominação ideológica. O processo de meritocratização reflete a relação seletiva e exacerbada da mercantilização da educação, que se concentra apenas em oferecer respostas ao capital, ignorando as necessidades reais do bem-estar social. O artigo discute o conceito de meritocratização, que implica a relação contraditória que a cidadania brasileira tem com os direitos sociais, contribuindo em última análise para a manutenção e reprodução das desigualdades sociais. Neste contexto neoliberal, a educação não é mais vista como um direito social, mas como uma ferramenta de integração no mercado de trabalho. O estudo conclui que as políticas de assistência estudantil visam mitigar as desigualdades sociais entre os estudantes e que a retenção dos estudantes envolve muitos fatores, não apenas financeiros. O artigo argumenta que a meritocratização das políticas de assistência estudantil pode contribuir para a manutenção das desigualdades sociais e para a reprodução da relação capital-trabalho conflituosa.

 

Palavras-chave

Meritocratização; Assistência estudantil; Desigualdades sociais  

Keywords

Meritocratization; Student assistance; Social inequalities.  

Referências

BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia: a ética do desempenho nas sociedades modernas. 4ª edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

BRASIL. LEI Nº 3.998, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1961 - Autoriza o Poder

Executivo a instituir a Fundação Universidade de Brasília, e dá outras providências. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-3998-15- dezembro-1961-376850-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 13 dez. 2019

FÁVERO, M. L. A. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 40602006000200003>. Acesso em: 13 dez 2019.

Imperatori,T. K. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 66282017000200285>. Acesso em: 20 out.2019.

IMPERATORI,T. K. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 66282017000200285>. Acesso em: 17 nov. 2019

MOURA, M.Universidades públicas realizam mais de 95% da ciência no Brasil. Disponível em: <http://jornal.ufg.br/n/115836-universidades-publicas-realizam-mais- de-95-da-ciencia-no-brasil>. Acesso em: 11 jan. 2020.

SOUZA, J. D. A. NA TRAVESSIA: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL. As interfaces das políticas de assistência social e educação. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/23610/1/2017_JacquelineDomienseAlmei dadeSouza.pdf>. Acesso em:25 out. 2019.

 


Submetido em:
22/12/2023

Aceito em:
10/01/2023

646e8b27a95395018c490143 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections