Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/646e8896a953957f5d406004
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

A IDENTIDADE DO PROFESSOR E O TRABALHO DOCENTE

THE TEACHER'S IDENTITY AND TEACHING WORK

Eleuza Franco da Silva Almeida

Downloads: 0
Views: 291

Resumo

A proposta principal deste estudo foi avaliar e trazer a reflexão sobre a identidade da profissão de professor e o trabalho docente. O professor enfrenta diversos desafios em sua jornada de trabalho na medida em que, dado os baixos salários, ele ministra aulas em diversas instituições de ensino, tendo que se adaptar a cada uma delas. O docente vive realidades diferentes e não tem em sua formação, sequer um treinamento que o habilite aos recursos tecnológicos para atender o ensino hibrido, não tem nenhuma formação para a educação inclusiva e dessa forma vai exercendo sua função transmitindo conhecimentos adquiridos e não atualizados. Afora, as inúmeras discussões no âmbito do processo de alfabetização das crianças nas séries iniciais, considerando a tradição de ensino arraigada na área de educação e a criança que já vem com outra linguagem e processamento de ideias. Alguns autores então, têm estudado a inserção tecnológica nos processos de alfabetização e letramento, e relatado suas percepções, entretanto, há a preocupação no que diz respeito aos métodos para tal, tendo em vista a relativa escassez de estudos aplicados até o presente momento. Este contexto nos motivou a desenvolver uma pesquisa bibliográfica exploratória, com técnicas qualitativas que pudesse nos fundamentar com conceitos e teorias dos principais teóricos e pesquisadores do tema no desenvolvimento dessa abordagem. A expectativa é colaborar com as demais pesquisas que existem sobre o tema acrescentando uma nova ótica e provocando os interesses de outros pesquisadores em apresentarem novas abordagens sobre a temática.

Palavras-chave

Construção de Identidade. Formação do docente. Formação Permanente. Educação para todos.

Abstract

The main purpose of this study was to evaluate and reflect on the identity of the teaching profession and teaching work. The teacher faces several challenges in his workday as, given the low salaries, he teaches classes in different educational institutions, having to adapt to each one of them. Teachers live in different realities and do not have, in their training, even a training that enables them to use the technological resources to meet hybrid teaching, they do not have any training for inclusive education and in this way, they carry out their function by transmitting acquired knowledge and not updated. Aside from the numerous discussions within the scope of the literacy process of children in the initial grades, considering the teaching tradition rooted in education and the child who already comes with another language and processing of ideas. Some authors, then, have studied the technological insertion in the literacy and literacy processes, and reported their perceptions, however, there is a concern about the methods for this, in view of the relative scarcity of studies ap- plied so far. This context motivated us to develop exploratory bibliographic research, with qualitative techniques that could support us with concepts and theories of the main theorists and researchers of the theme in the development of this approach. The expectation is to collaborate with other existing research on the subject, adding anew perspective and provoking the interest of other researchers to present new approaches on the subject.

Referências

ALVES, R. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender. Campinas, Editora: Educar, 2004.

 

ARAÚJO, Ulisses Ferreira Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998. p. 44.

 

CASTELLS,M. O poder da identidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,

2003.

 

CHARLOT, B. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos

ideológicos na teoria da educação. São Paulo, SP: Cortez, 2016.

 

Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para aeducação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

 

CHAUI, M. A ideologia da competência – Escritos de Marilena Chaui Volume 3. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016.

 

GARCIA, M. M. A; HYPOLITO, Á.M; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.

 

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

GOMES, S. R. É Possível?: Um discurso patologizante do não aprender no espaço da inclusão escolar? In: CARNEIRO, L. S.S.; FERREIRA, L.L.;

 

SANTOS,I.S.; J.M.L. (Orgs.). Educação: múltiplos olhares...múltiplas possibilidades. Goiânia: Editora Publicar, v. 4, 2018. (Série Educação).

 

ILLICH, IVAN, 1926- 129s Sociedade sem escolas: trad. de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Vozes, 1985.

 

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002 (3. ed), 2010 (8. ed.).

 

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28ª ed. São Paulo, 2014. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

 

As relações “dentro e fora” na escola ou as interfaces entre práticas socioculturais e ensino. In.: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

 

 Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia, GO: Alternativa, 2003.

 

 MAIA, O. A chave do saber: um exame crítico do novo paradigma educacional concebido pela ONU. In: JIMENEZ, S. V; RABELO, J. Trabalho, Educação e Luta de Classes – a pesquisa em defesa da história. Fortaleza, CE: Brasil Tropical, 2004.

 

PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

 

RESENDE, A. C. A.; MIRANDA, M. G. de. Igualdade, Equidade e Educação. In: MIRANDA, M. G. (Org.). Educação e desigualdades sociais. Campinas: Mercado das Letras, 2016. SHIROMA, E.; MORAES, M. C.; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.

 

VASCONCELOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 11. Ed./ Celso dos Santos Vasconcelos.- São Paulo: Libertad Editora, 2011 - (Subsídios Pedagógicos do Libertad; 3).

 

ARTIGOS/REVISTAS E CONFERÊNCIAS

 

COLCHESQUI, M. N. C. A importância do ato de brincar na Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica da Pedagogia. Ano XIII – Número 25 – Julhode 2015.

 

NEVES, L. M. W. Brasil 2000: nova divisão do trabalho na educação. São Paulo: Xamã, 2000.

 

PIMENTA, S.G., LIMA, M. do S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

 

ASSOCIAÇÕES E ORGÃOS COVERNAMENTAIS

 

 LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em: Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br). Acesso em 20.05.2021.

 


Submetido em:
20/03/2023

Aceito em:
20/05/2023

646e8896a953957f5d406004 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections