A IDENTIDADE DO PROFESSOR E O TRABALHO DOCENTE
THE TEACHER'S IDENTITY AND TEACHING WORK
Eleuza Franco da Silva Almeida
Resumo
A proposta principal deste estudo foi avaliar e trazer a reflexão sobre a identidade da profissão de professor e o trabalho docente. O professor enfrenta diversos desafios em sua jornada de trabalho na medida em que, dado os baixos salários, ele ministra aulas em diversas instituições de ensino, tendo que se adaptar a cada uma delas. O docente vive realidades diferentes e não tem em sua formação, sequer um treinamento que o habilite aos recursos tecnológicos para atender o ensino hibrido, não tem nenhuma formação para a educação inclusiva e dessa forma vai exercendo sua função transmitindo conhecimentos adquiridos e não atualizados. Afora, as inúmeras discussões no âmbito do processo de alfabetização das crianças nas séries iniciais, considerando a tradição de ensino arraigada na área de educação e a criança que já vem com outra linguagem e processamento de ideias. Alguns autores então, têm estudado a inserção tecnológica nos processos de alfabetização e letramento, e relatado suas percepções, entretanto, há a preocupação no que diz respeito aos métodos para tal, tendo em vista a relativa escassez de estudos aplicados até o presente momento. Este contexto nos motivou a desenvolver uma pesquisa bibliográfica exploratória, com técnicas qualitativas que pudesse nos fundamentar com conceitos e teorias dos principais teóricos e pesquisadores do tema no desenvolvimento dessa abordagem. A expectativa é colaborar com as demais pesquisas que existem sobre o tema acrescentando uma nova ótica e provocando os interesses de outros pesquisadores em apresentarem novas abordagens sobre a temática.
Palavras-chave
Abstract
The main purpose of this study was to evaluate and reflect on the identity of the teaching profession and teaching work. The teacher faces several challenges in his workday as, given the low salaries, he teaches classes in different educational institutions, having to adapt to each one of them. Teachers live in different realities and do not have, in their training, even a training that enables them to use the technological resources to meet hybrid teaching, they do not have any training for inclusive education and in this way, they carry out their function by transmitting acquired knowledge and not updated. Aside from the numerous discussions within the scope of the literacy process of children in the initial grades, considering the teaching tradition rooted in education and the child who already comes with another language and processing of ideas. Some authors, then, have studied the technological insertion in the literacy and literacy processes, and reported their perceptions, however, there is a concern about the methods for this, in view of the relative scarcity of studies ap- plied so far. This context motivated us to develop exploratory bibliographic research, with qualitative techniques that could support us with concepts and theories of the main theorists and researchers of the theme in the development of this approach. The expectation is to collaborate with other existing research on the subject, adding anew perspective and provoking the interest of other researchers to present new approaches on the subject.
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Submetido em:
20/03/2023
Aceito em:
20/05/2023