IDEOLOGIA DE COMPETÊNCIA E A ESCOLA PÚBLICA
IDEOLOGY OF COMPETENCE AND THE PUBLIC SCHOOL
Divino Carvalho de Souza1 Marcelo Máximo Purificação 2 Marcelo Aparecido da Silva 3
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar, bem como, discutir os argumentos expostos no livro Ideologia da Competência onde a autora retrata a situação da escola, da educação e dos trabalhadores da educação pública no Brasil. Com esse objetivo, foi produzido no decurso deste artigo, à fim de que possa ser avaliado o posicionamento do governo perante os desafios impostos pelo capitalismo e nas últimas décadas pelo neoliberalismo sobre a educação e a escola pública. Foram efetuadas pesquisas em sites acadêmicos para fins de complementação dos argumentos usados por Marilena Chauí em sua obra. Este artigo vem mostrar a importância do conhecimento científico sobre os acontecimentos que se encostaram e se aproveitaram para culpar a educação por muitos dos desafios que o sistema neoliberal impõe à sociedade brasileira e mundial nos últimos anos. Além disso, o presente estudo busca compreender as principais ideologias de crises econômicas que tem sido citada a muito mais tempo no país. A escolha do tema justifica-se em função das inúmeras explicações e argumentações sobre as consequências do que tem ocorrido no Brasil, e posicionamento governamental em não admitir que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento de uma nação.
Palavras-chave
Abstract
This article aims to analyze, as well as discuss, the arguments exposed in the book Ideologia da Competencia where the author portrays the situation of school, education and public education workers in Brazil. With this objective, it was produced in the course of this article, so that the government's position can be evaluated in the face of the challenges imposed by capitalism and in recent decades by neoliberalism on education and public school. Research was carried out on academic sites to complement the arguments used by Marilena Chauí in her work. This article demonstrates the importance of scientific knowledge about the events that came together and took advantage of blaming education for many of the challenges that the neoliberal system imposes on Brazilian and world society in recent years. In addition, the present study seeks to understand the main ideologies of economic crises that have been cited for much longer in the country. The choice of theme is justified by the numerous explanations and arguments about the consequences of what has happened in Brazil, and the government's position in not admitting that education is the driving force behind the development of a nation.
Keywords
Referências
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Submetido em:
18/01/2023
Aceito em:
10/03/2023