Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
https://app.periodikos.com.br/journal/dialogosplurais/article/63bc64a8a95395545a263b93
Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
Artigo de Revisão

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NO PERÍODO PANDÊMICO

PEDAGOGICAL COORDINATION: AN ANALYSIS OF THE IMPORTANCE OF SCHOLAR ACCOMPANIMENT IN THE PANDEMIC PERIOD

Marta Magna Pina de Souza (FacMais)1, Heloísa Helena Barreira Carvalho Melo (FacMais) 2

Downloads: 0
Views: 364

Resumo

A enormidade de problemas advindos da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo afetou a área educacional. Medidas austeras de isolamento social, interrupção das atividades da vida cotidiana, e, principalmente a suspensão das aulas presenciais se constituiu uma problemática para as escolas. Objetivou-se neste estudo, analisar a importância do trabalho do coordenador pedagógico durante o período de aulas remoto. No enfrentamento dos desafios assumiu relevância as estratégias de adequação dessa atuação no acompanhamento e assessoria aos docentes visando a consolidação da Proposta Pedagógica. A compreensão das mudanças que influenciaram no método de aulas online, as dificuldades apresentadas pelo corpo docente, bem como a interação e participação dos alunos e famílias na utilização da plataforma digital se evidenciaram. Nesta pesquisa, optou-se por um percurso metodológico adotando o método misto com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o questionário semiestruturado com questões coletadas no ambiente escolar. O objeto de estudo consistiu em quatro unidades escolares periféricas pertencentes à rede estadual de Goiás. A análise dos dados pautou-se nos relatos associados às condições inerentes de cada escola e às tecnologias digitais disponíveis. Os resultados revelaram que nas falas e vivências dos CP’s a educação não estava apta a ministrar aulas à distância devido a ineficiência das redes digitais e despreparo dos docentes. Houve uma readequação do espaço escolar embora, com participação insuficiente da família e evidente desinteresse dos alunos. Conclui-se, contudo, que a partir da mobilização do CP, tornou-se possível adequar, compartilhar os aplicativos digitais e minimizar o prejuízo do ensino e aprendizagem na pandemia.

Palavras-chave

PANDEMIA. AULAS ONLINE. TECNOLOGIAS. PROPOSTAS PEDAGÓGICA. FAMÍLIA.

Abstract

The enormity of problems to follow from the COVID-19 pandemic in Brazil and in the world affected the educational area. Austerity measures of social isolation, activities of daily life, especially the suspension of face-to-face classes, disruption of a problem for schools. The objective of this study was to analyze the importance of the pedagogical coordinator work during the period of remote classes. In facing the challenges taken into account the teaching professionals of this proposal. The integration of initiatives that participate in online training, as a method of learning by the faculty, as well as the interaction of students and families in the use of the digital platform. In this one, a methodological approach was chosen, adopting the mixed method with a quali-quantitative approach. The semi-structured questionnaire was used with questions collected in the school environment. The object of study consists of four school units belonging to the state network of Goiás. An analysis of the data was based on reports associated with the inherent conditions of each school and the available digital technologies. The results revealed that education in the speeches and experiences of the CP’s wasn’t able to teach distance classes due to the inefficiency of digital networks and the lack of preparation of teachers. There was a readjustment of the school space, although with insufficient participation of the family and evident disinterest from the students. It is concluded, however, that from the manifestation of the CP, it becomes possible to adapt, share digital applications and minimize the prejudice of teaching and learning in the pandemic.

Keywords

PANDEMIC. ONLINE CLASSES. TECHNOLOGIES. PEDAGOGICAL PROPOSALS. FAMILY.

Referências

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: Realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. 2 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986, p.1- 30.

 ________, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativos e mistos. Trad. Sandra Maria Mallmann da Rosa; 5ª ed. Porto Alegre: Penso,2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/11610. Acesso em 10 de fev.de 2022.

 FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, p.9-26 e p.123-143.

 FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1967.

 _________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

 FREITAS, M. R. M. M.; LIBÂNEO, J.C. Didática Desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.24, p.367-87, 2018.Pontifícia Universidade Católica de Goiás.Disponível em: https://periodicos.unb .br/index.php/linhascriticas/article/view/21850?msclkid=738305d3b4e211ecbfff494e6b54e. Acesso em 05 de abril de 2022.

  GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2019.

 LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Orgs.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3 ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. p. 19-62.

 _______, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª. Ed. rev. e ampl. – São Paulo: Heccus Editora, 2015.

 _______. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa. [online]. 2012, vol.38, n.1, p.13-28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJT

Pw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 de abril de 2022.

 LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZZI, A.; PUENTES, R. A. (orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos.2017. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/ educativa/article/view/5391. Acesso em: 14 de abril de 2022.

 LIMA, R do S. C. (2021). Tecnologia Educacionais como Recurso Pedagógico Em Tempos De Covid-19. Educational Technologies. A Pedagogical Resource In Covid19.

 NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905>. Acesso em: 29 mar. 2022.

 ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus, o COVID-19. Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil Vol. VI n. 1, julho 2020.

 SANTOS, M. P. dos. (Re)Adequando O Projeto Político-Pedagógico Escolar Ao Contexto Da Educação Remota Em Tempos De (Pós) Pandemia De Covid-19: pensares-fazeres urgentes e emergentes no “novo normal”. XVIII Jornada Científica Dos Campos Gerais. Ponta Grossa, PR, 28 a 30 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1900. Acesso em 13 de março de 2022.

 SABÓIA, V. S. M.; BARBOSA, R. P. Pandemias reais currículo, gestão escolar e nós. E agora? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 1, 2021.

 SEDUC/GO. Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Educação de Goiás 2020-2022. Goiânia-GO, 2020.

TIBALLI, E. F. A. Estratégias de inclusão frente à diversidade social e cultural da escola. In: LISIA, Werbena e SOUZA, Luciana. Políticas educacionais, práticas educativas e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

 TIBALLI, E. F.  E. POLETTI, G. Diversidade, cultura e educação (Orgs.). Curitiba: Brasil Publishing, 2020. (E-Book). Disponível em: https://pt.scribd.com/document/

521654044/eBook-Educacao-Cultura-e-Diversidade-Uj9y10-2. Acesso em 10 de março de 2022.

 ________________________. Crise Da Sociedade, Crise Da Educação: Desafios Políticos E Perspectivas Pedagógicas Para A Educação Escolar. Rev Educativa, PUC- Go, Goiânia, v. 23, p. 1-14, 2020. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/ index.php/educativa/article/view/8749/4972. Acesso em 05 de abril de 2022.

 VIGOTSKY, L. S. Internalização das funções psicológicas superiores. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 69-76.


Submetido em:
20/12/2022

Aceito em:
31/12/2022

63bc64a8a95395545a263b93 dialogosplurais Articles
Links & Downloads

RCNCD-Plurais - Qualis C (2017-2020)

Share this page
Page Sections