Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais
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Artigo de Revisão

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NO PERÍODO PANDÊMICO

PEDAGOGICAL COORDINATION: AN ANALYSIS OF THE IMPORTANCE OF SCHOLAR ACCOMPANIMENT IN THE PANDEMIC PERIOD

Marta Magna Pina de Souza (FacMais)1, Heloísa Helena Barreira Carvalho Melo (FacMais) 2

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Resumo

A enormidade de problemas advindos da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo afetou a área educacional. Medidas austeras de isolamento social, interrupção das atividades da vida cotidiana, e, principalmente a suspensão das aulas presenciais se constituiu uma problemática para as escolas. Objetivou-se neste estudo, analisar a importância do trabalho do coordenador pedagógico durante o período de aulas remoto. No enfrentamento dos desafios assumiu relevância as estratégias de adequação dessa atuação no acompanhamento e assessoria aos docentes visando a consolidação da Proposta Pedagógica. A compreensão das mudanças que influenciaram no método de aulas online, as dificuldades apresentadas pelo corpo docente, bem como a interação e participação dos alunos e famílias na utilização da plataforma digital se evidenciaram. Nesta pesquisa, optou-se por um percurso metodológico adotando o método misto com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o questionário semiestruturado com questões coletadas no ambiente escolar. O objeto de estudo consistiu em quatro unidades escolares periféricas pertencentes à rede estadual de Goiás. A análise dos dados pautou-se nos relatos associados às condições inerentes de cada escola e às tecnologias digitais disponíveis. Os resultados revelaram que nas falas e vivências dos CP’s a educação não estava apta a ministrar aulas à distância devido a ineficiência das redes digitais e despreparo dos docentes. Houve uma readequação do espaço escolar embora, com participação insuficiente da família e evidente desinteresse dos alunos. Conclui-se, contudo, que a partir da mobilização do CP, tornou-se possível adequar, compartilhar os aplicativos digitais e minimizar o prejuízo do ensino e aprendizagem na pandemia.

Palavras-chave

PANDEMIA. AULAS ONLINE. TECNOLOGIAS. PROPOSTAS PEDAGÓGICA. FAMÍLIA.

Abstract

The enormity of problems to follow from the COVID-19 pandemic in Brazil and in the world affected the educational area. Austerity measures of social isolation, activities of daily life, especially the suspension of face-to-face classes, disruption of a problem for schools. The objective of this study was to analyze the importance of the pedagogical coordinator work during the period of remote classes. In facing the challenges taken into account the teaching professionals of this proposal. The integration of initiatives that participate in online training, as a method of learning by the faculty, as well as the interaction of students and families in the use of the digital platform. In this one, a methodological approach was chosen, adopting the mixed method with a quali-quantitative approach. The semi-structured questionnaire was used with questions collected in the school environment. The object of study consists of four school units belonging to the state network of Goiás. An analysis of the data was based on reports associated with the inherent conditions of each school and the available digital technologies. The results revealed that education in the speeches and experiences of the CP’s wasn’t able to teach distance classes due to the inefficiency of digital networks and the lack of preparation of teachers. There was a readjustment of the school space, although with insufficient participation of the family and evident disinterest from the students. It is concluded, however, that from the manifestation of the CP, it becomes possible to adapt, share digital applications and minimize the prejudice of teaching and learning in the pandemic.

Keywords

PANDEMIC. ONLINE CLASSES. TECHNOLOGIES. PEDAGOGICAL PROPOSALS. FAMILY.

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Submetido em:
20/12/2022

Aceito em:
31/12/2022

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