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Artigo de Revisão

O NOVO ENSINO MÉDIO E A IDEOLOGIA DE REPRODUÇÃO DO ESTADO

THE NEW HIGH SCHOOL EDUCATION AND THE STATE'S REPRODUCTION IDEOLOGY

Ana Paula Mendes da Silva (FacMais/SEDUC-GO)

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir a respeito da teoria althusseriana da escola como aparelho ideológico do Estado perante a realidade do ensino público brasileiro. Buscamos discutir o processo de implantação do projeto Novo Ensino Médio como sendo um dos mecanismos utilizados para a reprodução da ideologia dominante do Estado, podendo este ser visto como uma manobra de camuflagem anunciada à sociedade devido os baixos índices de aprendizagem apresentados pelos estudantes nas avaliações externas educacionais realizadas nas instituições de Ensino Básico do Brasil. Nesse contexto, percebemos um novo significado na teoria althusseriana, visto que a escola já não consegue cumprir de forma eficiente suas atribuições, deixando de transmitir de forma efetiva os saberes práticos e teóricos necessários para o desenvolvimento da formação intelectual do estudante. A guisa de conclusão, pontuamos que a depreciação da educação é consequência da má́ administração do Estado, que investe cada vez mais em políticas públicas improvisadas e fragmentadas que buscam protelar a solução dos problemas basilares da sociedade.

Palavras-chave

Escola; Ideologia; Novo Ensino Médio

Abstract

This article aims to reflect on the Althusserian theory of the school as an ideological apparatus of the State in the face of the reality of Brazilian public education. We seek to discuss the processs of implementation of the New High School project as one of the mechanisms used for the reproduction of the dominant ideology of the State, which can be seen as a camouflage maneuver announced to society due to the low learning rates presented by students in external educational evaluations carried out in Basic Education institutions in Brazil. In this context, we perceive a new meaning in the Althusserian’s theory, since the school can no longer efficiently fulfill its attributions, failing to effectively transmit the practical and theoretical knowledge necessary for the development of the intellectual formation of the student. As a conclusion, we point out that the depreciation of education is a consequence of the bad administration of the State, which invests more and more in improvised and fragmented public policies that seek to delay the solution of the basic problems of society.

Keywords

School; Ideology; New High School

Referências

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Submetido em:
10/11/2022

Aceito em:
30/12/2022

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